Dr. Marcelo Cabral mediou o encontro. |
Com o objetivo de melhorar o relacionamento entre os servidores dos cartórios do Foro de Pelotas e os advogados que atuam na Comarca e aprimorar a prestação de serviços
é que a Comissão do Jovem Advogado da OAB subseção Pelotas promoveu bate-papo na tarde da última quarta-feira (13) no Salão do Júri.
Mediando as reflexões, o Diretor do Foro, Dr. Marcelo Malizia Cabral, destacou a necessidade de que exista colaboração entre servidores e advogados para que o sistema judiciário funcione como deve, “oferecendo justiça e dignidade aos seus usuários”, disse.
Dr. Victor Gastaud, Secretário Geral da OAB Pelotas e membro da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, participou da mesa de discussões e levantou alguns pontos a serem observados que tem a ver com o diálogo entre servidor e advogado, propiciando que ambos desempenhem suas funções da melhor forma. Destacou que o advogado possui prerrogativas previstas em lei e que deveriam garantir o cumprimento de suas solicitações, como a questão do direito a “carga rápida” que atualizado nesse ano, garante a retirada de processos do cartório por até 6 horas pelos advogados, além do acesso aos Magistrados, que muitas vezes torna-se dificultoso.
As prerrogativas do advogados foram defendidas pelo Dr. Victor Gastaud. |
Representando os servidores, a Oficial Escrevente aposentada Saionara Borges e o Oficial Ajudante da 1ª Vara Civel Quildo Rosa, após conversas com os servidores dos cartórios, trouxeram a discussão situações que se respeitadas poderiam melhorar bastante o atendimento ao público e também o trabalho nas unidades, como a inclusão de CEP em documentos com endereço e o excesso de petições, o que é somado ao pouco número de funcionários se comparado ao de processos.
Com o plano de discussões aberto ao público, a Presidente da OAB Pelotas Paula Grill se manifestou, comentando que a instituição entende as dificuldades enfrentadas pela Comarca e por seus servidores, mas que é preciso que entendam os direitos garantidos aos profissionais da advocacia, além do estresse gerado pela procura constante dos clientes buscando informações sobre seus processos.
A Oficial Escrevente, Saionara Borges, abordou as dificuldades encontradas pelos servidores. |
Ao final, Dr. Marcelo instigou que as unidades e os advogados presentes comentassem melhorias que consideram importantes no sistema, para ambos os lados. A questão orçamentária do TJRS, assim como a falta de material humano nos cartórios em desacordo com o aumento gradativo de processos, foram os temas mais debatidos. O encontro gerou discussões positivas, que serão consideradas para gerar melhorias no sistema judicial, que possa “melhorar o trabalho nos cartórios e ser satisfatório aos advogados”, disse o Magistrado finalizando.
Ao final do encontro, discussões positivas foram levantadas e que irão melhorar o sistema judicial. |
*Texto: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário