terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

“BONS VIZINHOS” COMPLETA 3 MESES DE ATUAÇÃO NO RESIDENCIAL HARAGANO

Em média 20 pessoas participam dos encontros no Residencial Haragano.

No próximo dia 9 de março, o projeto “Bons Vizinhos” completa três meses de atuação junto ao Residencial Haragano, com conquistas que incluem a pacificação dos relacionamentos entre os moradores do condomínio e uma clara mudança de comportamento.

O “Bons Vizinhos” faz parte de uma parceria estabelecida entre Poder Judiciário e Prefeitura de Pelotas, que em anos anteriores já atuou em outros condomínios residenciais da cidade, gerando bons resultados para a convivência dos moradores. Exemplo dessa atuação foi o trabalho desenvolvido no Residencial Buenos Aires, que durou cerca de 1 ano e teve o empenho de mediadores e facilitadores de justiça restaurativa, ligados aos Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

Para essa edição do projeto, a parceria foi renovada para atuar em conjunto com o Pacto Pelotas pela Paz, iniciativa do governo municipal que visa diminuir a criminalidade e promover a paz social, através de ações de prevenção e repressão. Além do Residencial Haragano, o Residencial Montevideo e, novamente, o Residencial Buenos Aires, estão recebendo os facilitadores de justiça restaurativa, que atuam nestes desde o mês de janeiro.

Atuando desde dezembro junto ao Residencial Haragano, as facilitadoras Izabel Lopes, Nivia Benites e Marilaine Furmann têm desenvolvido círculos de construção da paz junto aos moradores deste condomínio. No último encontro realizado no sábado (24), o clima era de emoção devido ao tema escolhido para a conversa, que tratou dos “medos” e foi trabalhado através de dinâmicas de grupo que gerou aos participantes o impulso necessário para que conseguissem falar sobre o assunto. Nessa atividade, entre os participantes estiveram moradores que são usuários de cadeiras de roda, causando comoção pois, sentiram-se relevantes e incluídos na conversa.

A assistente social e integrante da equipe de fiscalização por parte do convênio estabelecido com a Prefeitura, Neiva Pereira, falou sobre o momento vivenciado no encontro deste sábado (24). Ela relatou que inicialmente, quando o trabalho iniciou, “observava com dúvidas se de fato aquela atividade resultaria em uma convivência mais harmônica entre os moradores” mas, com o passar do tempo, “percebeu que as pessoas foram deixando a desconfiança de lado e participando mais ativamente, fortalecendo os vínculos entre os vizinhos e melhorando os relacionamentos”, disse.

Para a facilitadora Marilaine Furmann, a mudança no comportamento dos moradores do Residencial Haragano se deu, principalmente, devido ao uso das didáticas da justiça restaurativa. “O uso do objeto da palavra e a metodologia dos círculos de construção da paz estão resultando em mudanças positivas na relação entre os moradores, que estão aprendendo lições de paciência e civilidade”, comentou.

Os encontros nos residenciais ocorrem aos sábados à tarde, segundas e terças-feiras à noite, e contam com a presença de três facilitadores em justiça restaurativa que desenvolvem os trabalhos junto aos moradores. O projeto “Bons Vizinhos” é resultado de uma parceria entre Poder Judiciário e Prefeitura, que visa promover a paz, desenvolvendo a educação das pessoas para o convívio pacífico e para o tratamento dos conflitos diários sem uso de violência.

Para o coordenador do projeto, Juiz Marcelo Malizia Cabral, a parceria com a Prefeitura e o Pacto Pelotas pela Paz potencializaram as ações do projeto, possibilitando mais encontros e promovendo menos violência nos condomínios atendidos. “O próximo passo será a formação dos moradores em mediação de conflitos para que a própria comunidade possa tratar e resolver seus problemas por meio do diálogo”, finalizou o Magistrado.

*Texto: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário