segunda-feira, 19 de março de 2018

ESCOLA MUNICIPAL CÍRCULO OPERÁRIO PELOTENSE REALIZA CAMINHADA PELA PAZ

Levar a paz a todos, independente da classe social, etnia ou gênero. A Escola Municipal Círculo Operário Pelotense conseguiu neste sábado (17), proporcionar um momento de reflexão sobre a violência no município, durante a Caminhada pela Paz. Sendo esta a primeira ação da escola do ano, possuía o intuito de envolver os alunos em uma atividade extra-curricular e difundir a paz à comunidade em geral. A atividade foi organizada pela Diretora Catiusse Xavier Duarte e também pela Coordenadora Gizele Medeiros Garcia que tiveram a ideia de realizar este ato simbólico, por conta da escola fazer parte do Pacto Pelotas Pela Paz.
Além da violência nos bairros, também assuntos como o preconceito e bullying, são abordados durante as aulas, a escola cria momentos para se debater a construção da paz, e busca modos de acabar com a violência. São vários os conflitos que os alunos enfrentam na realidade do seu dia a dia, e a escola se mostra como porto seguro para a maioria.
Até o fim do primeiro trimestre a escola quer lançar um livro com os desenhos dos alunos relacionados com o tema. A passeata foi o resultado deste trabalho, que está sendo iniciado com o ano letivo escolar, teve ainda a participação de pais e alunos, da educação infantil ao 9º ano. E pôde ser uma maneira de manifestar e difundir, para a comunidade, a iniciativa da escola em busca paz e do combate à violência.
Na escola já ocorrem outras atividades, como os Círculos de construção de Paz, que promovem o diálogo em grupo com a utilização da metodologia da justiça restaurativa. Contendo um facilitador que propicia o diálogo, e media a conversa, para que haja ordem, e siga o assunto prevista no início do círculo. O formato em círculo das cadeiras proporciona igualdade de fala e a possibilidade de sempre manter o "olho no olho", com quem está falando. E é através destas conversas, que se busca a resolução dos conflitos escolares, evitando assim, a violência por parte dos alunos.
O Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr Marcelo Malizia Cabral parabenizou a escola pela proposta, "É muito satisfatória a caminhada, por ver a escola mobilizada pela paz, escola essa onde já estão ocorrendo os círculos de construção da paz, uma parceria do Foro, do Cejusc e também da Prefeitura de Pelotas".

Com cartazes e balões brancos, alunos, pais e professores
participaram da passeata
O evento realizou um trajeto partindo da escola, passando pela Avenida da Paz, Domingos de Almeida, R. Benjamim Gastal, R. Francisco Moreira e retornando a Escola na rua Guararapes. Apesar do número de envolvidos, não atingir o esperado por conta deste ser primeiro sábado letivo do ano, as crianças puderam entregar para diversos moradores do bairro sementes de alface e outras plantas, promovendo uma ação de extensão e integração da escola com a comunidade.
*Texto: Jefferson Perleberg Rubira (Estagiário de Comunicação)
Imagens fornecidas pela escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário