quinta-feira, 12 de abril de 2018

MAGISTRADO PARTICIPA DE REUNIÃO DA CIP

Nesta terça-feira (10), ocorreu a reunião do Comitê Integrado de Prevenção (CIP), que visa debater todos os aspectos de combate preventivo da violência, previstos pelo Pacto Pelotas pela Paz. As últimas reuniões foram para tratar as modificações do "Código de Convivência", projeto de Lei este, que foi apresentado na Câmara de Vereadores e recebeu diversas críticas.

No início do encontro os integrantes conheceram uma nova proposta de formação privada em liderança facilitadora, o Projeto Germinar. Desde 2003, a iniciativa já formou 158 turmas, mais de 3.000 facilitadores, que foram preparados para a liderança e ações coletivas. Após, a apresentação a Secretária Municipal de Saúde, Ana Costa, iniciou a pauta da reunião, as últimas alterações do Código.

Integrantes debatendo as mudanças do Código.
A Secretária ainda lembrou que a Prefeita Municipal, e representantes, realizaram reuniões com bares, restaurantes e postos de combustíveis estratégicos, para verificar as demandas dos estabelecimentos em relação as alterações do Código. Ana Costa ainda afirmou, "há um receio, de parte da população, que o Pacto venha trazer coisas além da Lei, mas ele possui um cunho pedagógico e administrativo" e ainda lembrou, "nenhum lugar no mundo conseguiu evoluir, quando se trata de combate à violência, sem criar um Código de Convivência, agora é nossa vez de sentar, escrever e discutir isso".

A reunião contou com a presença de Leandro Thuruw, da Secretaria Municipal de Saúde, Doris Noronha, da 5ª CRE, da Promotora de Justiça, Luciara Robe, e do Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral.

Ao final da reunião apresentou-se um panorama de todas as ações de prevenção do Pacto em todos seus desdobramentos, desde os números do Cada Jovem Conta à expansão de novas vagas do Banco de Oportunidades. O Diretor do Foro ainda anunciou "estamos disponibilizando duas vagas de estágio, nível de Ensino Médio, no Foro de Pelotas para o Banco, e sugiro que os outros órgãos públicos que tenham estágio, se ofereçam também, para expandir cada vez mais esse número de oportunidades".

*Texto e imagens: Jefferson Perleberg Rubira (Estagiário de Comunicação) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário