Projeto Fumo Zero é uma das campanhas encabeçadas pelo Dr. Roni Quevedo. | Imagem: Divulgação |
Em torno de 700 milhões de crianças respiram ar contaminado pela fumaça dos produtos derivados do tabaco (cigarro, charutos, cachimbos, narguilé, etc.). O ar respirado no ambiente onde existe um fumante contém as substâncias altamente nocivas que o fumante exala pela boca mais as substâncias eliminadas pela queima do fumo. As substâncias estão presentes não só na parte gasosa, visível, da fumaça, mas também nas partículas pequenas invisíveis que se misturam ao ar do ambiente. Estas partículas ficam depositadas, por tempo indeterminado nas roupas, nos móveis, paredes etc. Se a roupa for de algodão a impregnação é bem mais INTENSA e duradoura.
Danos provocados à saúde das crianças, que por convivência com fumantes ou por eventualidades (pessoas que saem para fumar e voltam para o ambiente onde haja crianças presentes):
- irritação das vias aéreas e dos olhos;
- redução da taxa de crescimento pulmonar;
- tosse e dificuldade em respirar;
- infecções do ouvido médio;
- ataques de asma frequentes e mais sérios;
- aumento do risco de desenvolverem câncer e doenças do coração na idade adulta;
- maior incidência de cárie e aumento do risco de desenvolverem diabetes;
- desordem comportamental e dificuldade de aprendizagem.
Danos para bebês, decorrentes do fumo passivo:
- baixo peso ao nascer;
- risco, cinco vezes maior, de morrerem subitamente sem causa aparente (Síndrome da Morte Súbita Infantil).
No ambiente poluído pela fumaça do cigarro existem mais de 6.000 substâncias químicas diferentes, esta fumaça pode conter três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e, até
cinquenta vezes, mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante, depois de passar pela boca do fumante.
Proteger as crianças sob qualquer circunstância é uma obrigação de todos. Está previsto na Constituição Federal Art. 227. Ou inteirar-se do Estatuto da Criança e do Adolescente. Se ainda tem alguma dúvida, veja Declaração Universal dos Direitos Humanos. Enfim, atitude humana simplesmente...
Roni Quevedo
Médico e responsável pelos projetos "Fumo Zero" e "Vi-Vendo"
Nenhum comentário:
Postar um comentário