quarta-feira, 16 de outubro de 2019

DIRETOR DO FORO DE PELOTAS PARTICIPA DO I FONAJUT EM PORTO ALEGRE

Magistrado representou a Comarca
de Pelotas no evento. | Foto: Ascom Foro
Começou nesta quarta-feira (16) o primeiro Fórum Nacional dos Juizados do Torcedor e de Grandes Eventos (FONAJUT) realizado durante os dias 16, 17 e 18 de outubro, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. O evento é inédito no país e acontece e vai debater e analisar o comportamento social em jogos e outros eventos. Em representação à Comarca de Pelotas, está  participando o Juiz Diretor do Foro, Dr. Marcelo Malizia Cabral.

O FONAJUT tem a presença de magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, representantes de órgãos de segurança pública, advogados, jornalistas, sociólogos, psiquiatras, dirigentes de clubes de futebol e integrantes de torcidas organizadas. O evento foi organizado por meio de uma parceria entre Corregedoria-Geral da Justiça e a Coordenadoria dos Juizados do Torcedor e de Grandes Eventos do Rio Grande do Sul. As inscrições foram gratuitas e abertas ao público em geral. 

Entre os assuntos abordados, o grupo de discussão irá debater a mídia desportiva na prevenção da violência nos estádios e nos grandes eventos e também pautas sobre torcidas organizadas, o futebol e a cultura da violência e o contexto feminino na cultura do futebol. Mais informações e a programação completa podem ser acessadas na página inicial do evento: www.tjrs.jus.br/fonajut.


Primeiro painel do evento com o Magistrado do Juizado
do Torcedor, Marco Aurélio Xavier. | Foto: Ascom Foro
Lauro Quadros falando no segundo painel sobre a colaboração da 
mídia para a redução da violência nos estádios. | Foto: Ascom Foro
Mesa de abertura com a presença do Presidente do TJRS,
Carlos Eduardo Duro. | Foto: Ascom Foro

Juizado do Torcedor em Pelotas 

Em março deste ano, o Juiz Marcelo Malizia Cabral, na qualidade de Coordenador do Cejusc da Comarca de Pelotas, solicitou a criação de um Juizado do Torcedor em Pelotas, pedido que está em tramitação no TJRS. 

Segundo o Juiz de Direito, o Cejusc está como signatário na facilitação do diálogo e no auxílio para a construção de acordos de regras de conduta a serem observadas durantes os jogos de futebol nos Estádios das agremiações da cidade de Pelotas. Ele ainda destacou: "Aproveito a ocasião para expressar o desejo manifestado durante as reuniões de todos os integrantes do Grupo de Trabalho e também pelo Grêmio Esportivo Brasil e pelo Esporte Clube Pelotas, no sentido de que seja criado o Juizado Especial do Torcedor e de Grandes Eventos no município".

Painel com Presidentes do Grêmio e do Internacional, líderes de torcidas organizadas
e ex-atletas sobre prevenção à violência nos estádios. | Foto: Ascom Foro
Falas dos líderes das torcidas organizadas de Grêmio e
Internacional. | Foto: Ascom Foro
O Magistrado também esclareceu que Pelotas é sede de um dos clássicos mais importantes do interior do RS, o  BraPel, Grêmio Esportivo Brasil contra Esporte Clube Pelotas, e que o evento acaba sendo palco de numerosos atos de violência nos estádio, por essa razão, o Grupo de Trabalho reivindica a criação do Juizado do Torcedor na Comarca de Pelotas.

Uma comitiva de juízes, com a participação do Magistrado Marcelo Malizia Cabral, visitou e conheceu o funcionamento do Juizado do Torcedor na Arena do Grêmio, no jogo Grêmio e Bahia realizado na noite desta quarta-feira.

Visita da comitiva na Arena do Grêmio. | Foto: Ascom Foro
Texto: Jefferson Perlerberg       Informações: TJRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário