Na manhã dessa segunda-feira (11), foi realizado mais círculo de paz virtual voltado exclusivamente aos profissionais de saúde que atuam na região sul do RS.
A realização dos círculos de paz é do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC) e desde a semana passada os círculos de fortalecimento e apoio agora também passam a ser oferecidos para os profissionais da área da saúde.
O círculo de paz da saúde contou com a participação de profissionais da área saúde que atuam na região sul do Rio Grande do Sul.
Para a Professora e Pesquisadora da Faculdade de Enfermagem UFPEL, Michele Mandagará de Oliveira, que participou do encontro, o momento foi de suma importância para reflexões e possíveis estratégias de enfrentamento ao vírus. "Quero agradecer pela oportunidade de poder participar do Circulo Virtual de Paz oferecido pelo foro de Pelotas, considerando que pra mim foi um momento de revolução e mobilização interna, no qual consegui refletir sobre meus sentimentos, ações e emoções durante este período de pandemia, na ocasião pudemos inclusive falar a respeito dos 200 anos da enfermagem que se comemora amanha no dia 12 de maio, e a partir dai discutimos e pensamos a respeito de estratégias de enfrentamento pessoal e coletivo. De minha parte: gratidão!", afirmou a profissional da saúde.
De acordo com Carla Luciane dos Santos Borges, enfermeira, professora e facilitadora do círculo,e experiência serviu para amenizar os impactos da pandemia. "O círculo almeja a cultura da paz, seja para si, para o outro, para a família, comunidade, enfim, para o mundo. Assim podemos auxiliar na diminuição de ambientes carregados de dores e angústias, causadas pelo risco eminente de morte, no sistema de saúde." afirmou a voluntária.
Segundo o Coordenador do Cejusc Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, esses círculos de apoio e fortalecimento constituem importante auxilio aos profissionais da saúde, que passam a contar com um momento de escuta, diálogo, conexão e fortalecimento. "O círculo dessa manhã foi muito significativo pois possibilitou aos profissionais da saúde falarem sobre as dificuldades e as angústias enfrentadas nesse momento de pandemia. Na última rodada de falas do círculo, os profissionais foram provocados a expressar como se sentiam, e a unanimidade dos participantes ofertaram as palavras gratidão, fortalecimento e paz.
Para Selma Mazza, facilitadora do círculo, esses encontros propiciam reflexão e acolhimento. "Foi um momento de reflexão e compartilhamento referente ao período de isolamento social, onde as dificuldades vividas por cada um dos participantes foram acolhidas com afeto e sentimento de gratidão." afirmou a voluntária.
Como cerimônia de encerramento os participantes assistiram e ouviram o clipe da música Heróis de Carne, que faz referência aos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.
Os círculos de apoio para profissionais da saúde prosseguirão sendo oferecidos semanalmente pelo Cejusc de Pelotas e contarão com a facilitação do Juiz Coordenador do Cejusc, Dr. Marcelo Malizia Cabral, da voluntária do Cejusc, Selma Mazza, que é Assistente Social e trabalhou durante toda sua carreira no sistema de saúde e da Professora Carla Luciane dos Santos Borges, que também é facilitadora de círculos de paz.
Ficou em interessado e quer participar dos próximos encontros?
Se você é um profissional da área da saúde e deseja participar dos próximos círculos de paz, basta que manifeste seu interesse enviando e-mail para o CEJUSC, identificando-se como profissional da saúde, no seguinte endereço: cejuscplt@tjrs.jus.br, devendo informar seu nome e também um e-mail e um telefone para contato.
Os interessados em participar do círculo, devem ainda seguir o passo a passo que está a baixo, sobre o processo de cadastramento na plataforma que será utilizada.
Veja o passo a passo para participar do círculo
• Planeje seu tempo, por até duas horas de encontro, se for necessário estender um pouco, para que todos sejam devidamente escutados;
• Garanta que você não terá interrupções, e que não precisará sair antes do término do encontro, em respeito aos outros participantes;
• Garanta que sua conexão de internet suporte o uso do aplicativo;
• O encontro será conduzido como um Círculo Transformativo, então, a voz será dada a apenas uma pessoa por vez, em uma ordem que será estabelecida pelos facilitadores;
• O ideal é que você esteja com câmera e microfone funcionando, porque neste aplicativo todos vamos nos ver, ouvir e conversar ao vivo. Você poderá usar tranquilo celular, ou caso prefira um computador ou notebook;
• Vamos registrar o nosso encontro, para fins didáticos para o nosso grupo;
• ATENÇÃO: se for sua primeira vez usando o Zoom, será necessário um cadastro após o download do aplicativo no seu computador ou o app do Zoom no seu celular. Basta seguir as instruções, é simples, mas é bom fazer antes, com calma.
Link de acesso da Plataforma Zoom
https://us04web.zoom.us/j/893979134?pwd=a1B6V3hjSFYxWlM3UVZRc3NoL05OQT09
Nenhum comentário:
Postar um comentário