segunda-feira, 4 de maio de 2020
FORO DE PELOTAS OFERECE APOIO A PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Na manhã dessa segunda feira (04), foi realizado o primeiro círculo de paz virtual voltado exclusivamente aos profissionais de saúde que atuam na região sul do RS.
A realização dos círculos de paz é do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC) e agora os círculos de fortalecimento e apoio passaram a ser oferecidos também para os profissionais da área da saúde.
O primeiro círculo de paz da saúde contou com a participação de cinco profissionais da área que atuam na região sul do Rio Grande do Sul.
Para a profissional Gicelma Kaster, que participou do encontro, o momento foi de suma importância em tempos de isolamento social. "Uma experiência muito gratificante considerando o momento difícil que nós estamos vivendo. Através do círculo a gente pôde compartilhar os nossos medos, nossas preocupações e juntos tivemos a certeza que precisamos manter a fé, a esperança e de que o tempo haverá de colocar cada coisa no seu lugar", afirmou a profissional da saúde.
De acordo com Selma Mazza, facilitadora do círculo, esses encontros propiciam reflexão e acolhimento. "Foi um momento de reflexão e compartilhamento referente ao período de isolamento social, onde as dificuldades vividas por cada um dos participantes foram acolhidas com afeto e sentimento de gratidão." afirmou a voluntária.
Segundo o Coordenador do Cejusc Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, esses círculos de apoio e fortalecimento constituem importante auxilio aos profissionais da saúde, que passam a contar com um momento de escuta, diálogo, conexão e fortalecimento. "O círculo dessa manhã foi muito significativo pois possibilitou aos profissionais da saúde falarem sobre as dificuldades e as angústias enfrentadas nesse momento de pandemia. Na última rodada de falas do círculo, os profissionais foram provocados a expressar como se sentiam, e a unanimidade dos participantes ofertaram as palavras gratidão, fortalecimento e paz.
Os círculos de apoio para profissionais da saúde prosseguirão sendo oferecidos semanalmente pelo Cejusc de Pelotas e contarão com a facilitação do Juiz Coordenador do Cejusc, Dr. Marcelo Malizia Cabral e da voluntária do Cejusc, Selma Mazza, que é Assistente Social e trabalhou durante toda sua carreira no sistema de saúde.
Ficou em interessado e quer participar dos próximos encontros?
Se você é um profissional da área da saúde e deseja participar dos próximos círculos de paz, basta que manifeste seu interesse enviando e-mail para o CEJUSC, identificando-se como profissional da saúde, no seguinte endereço: cejuscplt@tjrs.jus.br, devendo informar seu nome e também um e-mail e um telefone para contato.
Os interessados em participar do círculo, devem ainda seguir o passo a passo que está a baixo, sobre o processo de cadastramento na plataforma que será utilizada.
Veja o passo a passo para participar do círculo
• Planeje seu tempo, por até duas horas de encontro, se for necessário estender um pouco, para que todos sejam devidamente escutados;
• Garanta que você não terá interrupções, e que não precisará sair antes do término do encontro, em respeito aos outros participantes;
• Garanta que sua conexão de internet suporte o uso do aplicativo;
• O encontro será conduzido como um Círculo Transformativo, então, a voz será dada a apenas uma pessoa por vez, em uma ordem que será estabelecida pelos facilitadores;
• O ideal é que você esteja com câmera e microfone funcionando, porque neste aplicativo todos vamos nos ver, ouvir e conversar ao vivo. Você poderá usar tranquilo celular, ou caso prefira um computador ou notebook;
• Vamos registrar o nosso encontro, para fins didáticos para o nosso grupo;
• ATENÇÃO: se for sua primeira vez usando o Zoom, será necessário um cadastro após o download do aplicativo no seu computador ou o app do Zoom no seu celular. Basta seguir as instruções, é simples, mas é bom fazer antes, com calma.
Link de acesso da Plataforma Zoom
https://us04web.zoom.us/j/893979134?pwd=a1B6V3hjSFYxWlM3UVZRc3NoL05OQT09
Nenhum comentário:
Postar um comentário