Na tarde da última quinta-feira (02), o Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, e o Juiz da Vara de Execuções Criminais, Dr. Afonço Bierhals, estiveram conhecendo as instalações da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), unidade de Pelotas.
O encontro presencial marcou a primeira visita dos juízes ao Centro de Reintegração Social da APAC Pelotas já em funcionamento.
Além das dependências, os magistrados puderam conversar com os recuperandos que já estão instalados no local. J.D.S.S. e R.L.C. foram selecionados por uma comissão, ainda no final de 2019, para ir até uma APAC modelo em Minas Gerais aprender os métodos de ensino, convivência e regras da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados.
Foto reproduzida com autorização de imagem dos recuperandos |
Em conversa com os recuperandos, ambos afirmaram que essa é uma oportunidade única e que pode abrir portas pra uma nova vida. Ressaltaram ainda que o caminho que está sendo trilhado, vai ajudar os próximos recuperandos que devem ingressar a APAC de Pelotas nos próximos meses.
Nas instalações da APAC, os recuperandos realizam desde trabalhos braçais, como a construção de banheiros, quartos e camas, até atividades manuais, como crochê e aulas de piano, oficina que foi disponibilizada através de uma parceria com o Conservatório de Música da UFPel.
De acordo com o Presidente da APAC Pelotas, Leandro Thurow, a expectativa é que outros apenados possam se juntar à Associação. "Nosso alvo é chegarmos a ter 200 vagas. Termos conseguido, através do Pacto Pelotas Pela Paz, estimular a sociedade Pelotense a abraçar a APAC e torná-la realidade é uma conquista sem precedentes no combate à reincidência criminal."
Segundo o Juiz da Vec Regional, Dr. Afonço Bierhals, a ideia é seguir o trabalho previamente iniciado. "Uma das coisas que eu afirmei ainda lá em março, era o interesse em dar continuidade a esse trabalho que tem dado certo, e a gente vai fazer o possível pra estar junto com a APAC."
O Diretor do Foro, Dr. Marcelo Malizia Cabral, que acompanha os trabalhos desde o início, ressaltou a alegria de ver a APAC de Pelotas em funcionamento. "Fiquei feliz em ver os primeiros trabalhos em artesanato e os primeiros resultados da oficina de música ministrada pelo Conservatório de Música. É o início da realização de um sonho consistente no funcionamento de um Centro de Reintegração Social da APAC em Pelotas."
Quem tiver interesse, pode conhecer e visitar o Centro de Reintegração Social da APAC Pelotas, situado na Avenida Presidente João Goulart, 7717, Distrito Industrial de Pelotas, telefone (53)98112-8284.
Nenhum comentário:
Postar um comentário