Na manhã de hoje (18), foram realizados círculos de paz presenciais nas dependências do Centro de Atendimento em Semiliberdade (CASEMI) de Pelotas. Os círculos de compromisso, com a participação da família e da equipe do CIEE, antecedem o desligamento dos socioeducandos na instituição.
Durante a realização do círculo estavam presentes o adolescente, o familiar, a Assistente Social do Casemi e as técnicas do Pod Socioeducativo (Programa de Oportunidade e Direitos). Ao longo do encontro, tanto os adolescentes quanto os familiares participaram de forma intensa, falando sobre seus sentimentos e planos para o futuro.
De acordo com a Assistente Social da Casemi, Julia Nogueira, a expectativa é que a partir de agora todos os círculos sejam feitos de forma presencial, preparando os adolescentes ao retorno gradativo e ao convívio social.
“É gratificante poder concluir o processo socioeducativo com todas as etapas do atendimento, e hoje não vejo possibilidade de alcançar este ideal sem a justiça restaurativa” afirmou.
O Juiz de Direito Coordenador do Cejusc de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral comemorou o êxito da política pública de círculos de construção de paz, iniciada em Pelotas no ano de 2013 pelo Foro de Pelotas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário