Na tarde desta sexta-feira (08), o juiz diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, esteve na 95ª Expofeira de Pelotas.
Diretor do Foro, Dr. Marcelo Malizia Cabral com o Presidente da Associação Rural de Pelotas, Rodrigo Gonzalez |
Diretor do Foro, Dr. Marcelo Malizia Cabral, com Capitão Medeiros e Capitã Madalena do Comando da Brigada Militar |
O magistrado visitou o estande da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), feito em uma Kombi inteiramente reformada pelos recuperandos com auxílio da equipe de voluntários da Associação.
Diretor do Foro, Dr. Marcelo Malizia Cabral, com o recuperando Lucas Lessa e a voluntária Tatiana Costa |
Tatiana Costa, voluntária da Associação, conta que a recepção do público da Expofeira está sendo muito positiva. “A Kombi está fazendo muito sucesso, mas além disso, muita gente vem para conhecer a APAC, para entender as nossas ações. Então está sendo muito interessante essa proposta e a possibilidade de divulgar o trabalho da APAC nesse espaço.”
A Associação permanece na Expofeira até o dia 10 de outubro, com cucas, ambrosias e canecas à venda. O valor arrecadado será revertido para a manutenção e trabalho da APAC.
Conheça a APAC:
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) existe há quase 50 anos no Brasil como um modelo humanitário do sistema penitenciário, baseado no método de justiça restaurativa.
Pelotas foi o primeiro município do interior do Rio Grande do Sul a implantar o modelo prisional humanizado, amplamente reconhecido pelo baixo índice de reincidência criminal. Na APAC a taxa de apenados que, após a reinserção na sociedade, voltam para o crime é de 10%, enquanto no modelo carcerário tradicional o índice é de 70%. Apenados em presídios que tenham demonstrado bom comportamento são selecionados pelo juiz de execuções criminais e ganham a oportunidade de cumprir a pena na Associação.
A APAC é uma unidade auto suficiente, onde recuperandos estudam, trabalham, fazem a limpeza, produzem seus próprios alimentos e ainda aprendem ofícios que vão garantir renda de trabalho.
“É com satisfação que informo que a APAC Pelotas já está em pleno funcionamento, contando com seus primeiros recuperandos em atividade! É o início da realização de um sonho que consiste no funcionamento de um Centro de Reintegração Social da APAC em Pelotas, gerando trabalho e renda para até 200 pessoas em cumprimento de pena de prisão.”, disse o Juiz de direito Marcelo Malizia Cabral.
O Centro de Reintegração Social da APAC Pelotas está situado na Avenida Presidente João Goulart, 7717, no Distrito Industrial de Pelotas. Você pode entrar em contato pelo número: (53) 98112-8284.
Texto e imagens: Giorgia Ossanes - Assessoria de Comunicação do Foro da Comarca de Pelotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário