quarta-feira, 17 de novembro de 2021

DIGITALIZAÇÃO DE PROCESSOS FÍSICOS AVANÇA NO FORO DE PELOTAS

por: Micael Carvalho


Foto: Micael Carvalho

Dando continuidade no plano de virtualização processual do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o Foro da Comarca de Pelotas segue com a digitalização de seu acervo físico, trabalho desempenhado pela empresa Selbetti, vencedora da licitação do TJRS.

Na tarde desta quarta-feira (17), o cartório da 6ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública finalizou o processo de digitalização da sua unidade. Ao todo, foram virtualizados mais de 2.000 processos.

Uma das principais vantagens do sistema processual eletrônico é a agilidade aliada à sustentabilidade. Outro fator de grande importância do sistema informatizado, é a disponibilidade do sistema online, 24 horas por dia, a partir de qualquer local com acesso à internet.

De acordo com a Escrivã da 6ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública, Gloreth Bonow Jansen, o processo de digitalização na unidade foi muito natural, ágil e dinâmico. "Foi tudo muito tranquilo, com uma boa comunicação e um bom entendimento do processo de virtualização. Vale destacar ainda a fácil convivência com as equipes envolvidas no trabalho de digitalização da unidade."

Para o Juiz da 6ª Vara Cível, Dr. Luis Antônio Saud Teles, o processo ocorreu de forma tranquila e deve contribuir para a qualidade dos serviços prestados. 

"A virtualização aqui na 6ª Vara Cível teve início no mês de agosto, estando entre as primeiras unidades a receberem a digitalização. Foram encaminhados para as equipes de digitalização 2530 processos físicos. Todo o processo de virtualização foi acompanhado bem de perto pela nossa equipe através de uma fiscalização em duas etapas. A primeira verificação era realizada previamente, antes dos processos serem enviados para a digitalização. Já a segunda verificação ocorria após o retorno dos processos para a unidade. É uma nova realidade, muita coisa vem pra auxiliar o serviço. Com o processo se tornando efetivamente mais célere, aquele tempo 'morto' de balcão e deslocamento é evitado." afirmou o Magistrado.

A digitalização, que é vital para inclusão dos processos na plataforma e-proc, agora avança pelas mais diversas unidades do Judiciário Pelotense.

O Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral, adiantou que esse resultado, em breve, atingirá todo o Foro. “Estamos muito felizes com essa conquista de ter a 6ª Vara Cível 100% digital. A Direção do Foro de Pelotas e todos seus Magistrados e Servidores estão trabalhando intensamente e em poucos meses teremos uma Comarca de Pelotas totalmente digital. Estamos construindo uma justiça mais rápida, segura e qualificada”, concluiu.

Digitalização - os trabalhos de digitalização no Foro de Pelotas começaram em março deste ano e ganharam reforço em agosto. Já estão 100% digitais o Juizado da Infância e Juventude, a 1ª Vara Criminal, a Vara Regional de Execuções Criminais e a 6ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública. As próximas unidades a ter a digitalização concluída são a 3ª Vara Cível, o Anexo Fiscal, as Varas de Família e a 2ª Vara Criminal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário