Em reunião proposta pelo Vereador Luiz Henrique Viana, Presidente da Câmara de Pelotas, através de um pedido feito pela Associação Lacy Maraninchi de Estudos e Pesquisas sobre Bullying, teve início na última quarta-feira (18) a 1ª Semana de Combate ao Bullying, para promover um debate e discutir maneiras de prevenção e de reparação ao dano causado por esse tipo de conflito.
Além dos Vereadores Luiz Henrique Viana, Daniel Trzeciak e Fernanda Miranda, e representantes da Associação Lacy Maraninchi, também estiveram presentes no encontro Luciana Custódio, Presidente do Conselho Municipal da Mulher; José Drummond, representante da Secretaria de Saúde, bem como o Juiz de Direito e Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral.
Autoridades participaram da audiência pública que discutiu o bullying. |
Na ocasião, o Magistrado pontuou que o Poder Judiciário está aberto para solucionar conflitos e reparar danos, e que isso não precisa se dar somente através de um processo judicial, como ocorre muitas vezes. “Nas últimas décadas estamos nos reinventando com ações educativas, e através do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), podemos contribuir com a prevenção dos conflitos, até mesmo no ambiente escolar, onde atuamos através da justiça restaurativa”, disse. A justiça restaurativa, segundo o Magistrado informou, trata-se de “uma metodologia onde o diálogo é a peça fundamental para solucionar conflitos, evitando que uma situação chegue até o judiciário sem a necessidade disso”.
As atividades da 1ª Semana de Combate ao Bullying seguiram até essa sexta-feira, com ações voltadas para a discussão do que é considerado bullying, maneiras de tratar o problema, discussões com profissionais da psicologia e pedagogia, além da divulgação dos resultados da pesquisa realizada em 5 escolas municipais, que buscou traçar o perfil dos praticantes do bullying e das possíveis vítimas destes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário