quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

MAGISTRADO PRESTIGIA FORMATURA DO ACT - PROGRAMA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA DO PACTO PELOTAS PELA PAZ

Mais uma formatura de pais do programa psicosocioeducativo ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, iniciativa que integra o Pacto Pelotas pela Paz, foi realizada nesta terça-feira (03) com mais de 115 famílias beneficiadas. O combate à violência é o resultado desejado da proposta que prevê o fortalecimento dos vínculos familiares e construção de relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos nos lares pelotenses. A cerimônia de entrega dos certificados, realizada no Pelotas Parque Tecnológico, reuniu os participantes do programa de diferentes bairros do município como Bom Jesus, Dunas, Simões Lopes, Navegantes, Santa Terezinha, Guabiroba, Colônia Z-3 e Fragata. 


Com esta formatura o ACT atinge a marca de 330 lares pelotenses alcançados. Parte destas experiências estão relatadas em um livro, também lançado durante a formatura, a fim de registrar e perpetuar a experiência do ACT no município.


Em representação ao Poder Judiciário do o Juiz Diretor do Foro da Comarca de Pelotas parabenizou a Prefeitura Municipal de Pelotas pelo investimento em prevenção à violência. "O ACT cria às famílias ambientes de respeito, empatia e tolerância. Pais e mães aprendem a educar os seus filhos sem violência e tenho certeza que os filhos das famílias que participaram do programa não vão reproduzir violências e irão saber viver em ambientes de harmonia, paz, compaixão e perdão" – destacou o Magistrado.


O Programa:

O ACT foi introduzido em Pelotas a partir do Estudo Piá, em julho de 2018, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A pesquisa, sob responsabilidade do professor e doutor em Criminologia pela Universidade de Cambridge, Joseph Murray, consiste em monitorar a aplicação das práticas e avaliar seus resultados.

Durante nove semanas, o ACT utiliza-se de discussões e dinâmicas para elucidar maneiras de reagir de forma positiva às dificuldades emocionais e sentimentos aversivos das crianças. A ideia é preparar mães, pais e cuidadores para relacionarem-se de forma mais saudável com as crianças e construírem ambientes mais seguros e livres da violência.

O método integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz e busca ensinar os pais a reconhecer e entender o comportamento e o desenvolvimento dos filhos, além de colaborar para a construção de relações saudáveis, baseadas no diálogo. Recentemente, foi reconhecido como política pública municipal. Desde o ano passado, 218 famílias foram beneficiadas pelo ACT. Informações Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Pelotas.

Texto: Jefferson Perleberg
Imagens: ASCOM Prefeitura de Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário