quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

DIRETOR DO FORO DE PELOTAS RECEBE TÍTULO DE "AMIGO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL"



A condecoração foi entregue na cerimônia de formatura do projeto Bombeiro Mirim;

Após mais de 100 horas de aulas práticas e teóricas foi encerrada mais uma edição do Projeto Bombeiro Mirim no Corpo de Bombeiros Militar de Pelotas. A solenidade de formatura aconteceu na noite desta terça-feira (03) e reuniu autoridades civis, militares, os formandos e seus familiares. Cada bombeiro mirim realizou o juramento e recebeu um certificado e uma placa comemorativa da turma. O momento também foi de agradecimento aos voluntários do projeto, como o Juiz Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, que ministrou aulas de cidadania, responsabilidade social e justiça restaurativa.



A rotina dos integrantes do Projeto Bombeiro Mirim foi regrada, as aulas aconteciam todos os sábados, o grupo de crianças já sabiam do compromisso no fim de semana, das 7h45min às 12h, no Corpo de Bombeiros de Pelotas. As atividades no local foram dividas em aulas de disciplina, ordem unida, primeiros socorros, salvamentos e cidadania. 


Para contribuir com a formação cidadã do grupo, o juiz de direito Marcelo Malizia Cabral, foi convidado para realizar círculos de paz e conversar com os jovens sobre direitos, deveres e cidadania. 

Como forma de agradecimento aos serviços prestados, o Comando do 3º Batalhão de Bombeiro Militar concedeu a condecoração de "Amigo do CBMRS" ao Juiz de Direito.

Segundo o Ten. Cel. Everton de Souza Dias, o Magistrado foi um dos primeiros incentivadores do projeto. Mesmo antes de seu início, garantiu todo o apoio do Poder Judiciário, que também colaborou com recursos financeiros provenientes de multas criminais.

Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral
 e Ten. Cel. Everton de Souza Dias
Projeto Bombeiro Mirim:

As ações do projeto Bombeiro Mirim acontecem em todo o Estado do RS, em Pelotas são 25 vagas disponibilizadas gratuitamente à crianças de escolas públicas. Destas, 20 vagas são do município, que através de um processo seletivo, define quais escolas contempladas com um determinado número de vagas, outras 7 são para escolas estaduais e 3 para familiares de integrante do Corpo de Bombeiros.


Além das atividades, as crianças ainda recebem lanche e uniforme obtido através de doações do município e de empresas parceiras. Segundo Sargento Figueira da guarnição de Pelotas, que convive com as crianças e seus familiares: "Sempre recebemos um retorno positivo dos pais, eles garantem que as crianças voltam para casa mais responsáveis e comportadas".


Texto e imagens: Jefferson Perleberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário