quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

ARTIGO - O ano da superação!

O ano de 2020 foi aquele que mais promoveu perplexidades e desafios.

Foi um ano de paralisia, mas ainda assim conseguimos julgar 29 mil casos que chegaram ao Foro da Comarca de Pelotas, levando dignidade e justiça aos lares de milhares de cidadãos.

Mesmo em um ano em que os contatos presenciais precisaram estar limitados, realizamos mais de duas mil audiências, a maioria em meio virtual, pacificando inúmeras relações e promovendo muitos entendimentos.

Na área das famílias, garantimos a convivência harmônica entre pais e filhos, alimentos e visitações protegidas a um considerável número de famílias que acorreram à justiça.

Colaboramos fortemente com a redução dos índices de criminalidade garantindo tramitação célere aos procedimentos criminais, protegendo vítimas de violência e garantindo a ordem nas casas prisionais e a dignidade às pessoas em cumprimento de pena.

As Varas e Juizado da Fazenda Pública foram responsáveis por garantir as prestações devidas pelo Poder Público à coletividade, especialmente na proteção do direito à saúde e à vida, possibilitando acesso a medicamentos, procedimentos e internações a milhares de pessoas.

As Varas e Juizados Cíveis cuidaram de restabelecer o necessário equilíbrio em contratos e relações comerciais que restaram gravemente afetadas em razão da pandemia.

O Juizado da Infância logrou prosseguir na caminhada de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, promovendo adoções e acolhimentos.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania foi responsável por centenas de sessões de conciliação e mediação virtuais e também pela realização de círculos de construção de paz e de cuidado, prestando apoio a profissionais da saúde e promovendo reflexões sobre suicídio, questões raciais e de gênero.

As mazelas decorrentes da pandemia da COVID-19 também foram responsáveis pela intensificação das costumeiras ações de solidariedade promovidas pelo Poder Judiciário em Pelotas, com intensa colaboração da comunidade, o que motivou campanhas de arrecadação de materiais escolares, alimentos, materiais de higiene, agasalhos e também a preparação e distribuição de alimentos a pessoas em situação de rua durante  vinte e nove domingos.

Também logramos proteger a saúde e nossos servidores e colaboradores com protocolos de higiene e segurança santária, garantindo um reduzido índice de contaminações, o que possibilitou que não amargássemos internações hospitalares ou mesmo a extinção de nenhuma vida dentre os colaboradores do Foro de Pelotas, responsáveis pelas conquistas que acabei de relacionar, a quem rendo a mais sinceras e profundas homenagens.

Enfim, muito embora todas as dificuldades, com união, colaboração, dedicação e determinação, conseguimos desempenhar nossa missão constitucional de promover a justiça e a paz social, mesmo em um ano de desafios e dor! 

Prossigamos no objetivo de promover a paz e a dignidade de todos os seres humanos!


Marcelo Malizia Cabral, Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca de Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário