Inúmeros eventos estão sendo realizados por Pelotas como parte da Semana da Consciência Negra de 2021. O tema deste ano é o Cinquentenário do 20 de Novembro, data que marca o Dia da Consciência Negra no Brasil.
Na noite desta quarta-feira (17), o Juiz Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, esteve na apresentação da Banda União Democrata, evento que faz parte da Semana da Consciência Negra.
Representando o Foro de Pelotas, o magistrado destacou o comprometimento do Poder Judiciário com a valorização da cultura e o empenho para eliminar toda forma de preconceito e discriminação racial.
“Vim, com muita alegria, trazer o apoio do Poder Judiciário e do Foro de Pelotas para a programação da Semana da Consciência Negra, além de prestar homenagem e prestigiar a banda União Democrata, grupo centenário que preserva a cultura negra no município.”, declarou Cabral.
A Sociedade Musical União Democrata comemorou nesta quarta-feira seus 125 anos de história. A apresentação foi realizada na Biblioteca Pública de Pelotas, local onde a Banda fez sua primeira audição, em 12 de setembro de 1896.
Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul desde 2005, a Sociedade foi fundada por negros, que não podiam participar das bandas existentes no município na época, com o objetivo de acolher todos aqueles interessados na arte musical, sem distinções. Hoje é uma das principais entidades que atuam na manutenção do legado do povo negro em Pelotas.
Texto e imagens: Giorgia Ossanes
Nenhum comentário:
Postar um comentário