sábado, 20 de novembro de 2021

MARCHA SIRLEY AMARO MARCA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM PELOTAS

Foto: Micael Carvalho

Ao longo do dia de hoje (20), dia em que se celebra a Consciência Negra no Brasil, diversas entidades e personalidades do Legislativo, Executivo e Judiciário Pelotense, uniram-se à Marcha Mestra Griô Sirley Amaro. 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Marcha homenageia a Mestra Griô Sirley Amaro. Pelotense nascida em 1936, carnavalesca, costureira, contadora de histórias e, sobretudo, referência aos mais novos. Sirley faleceu em outubro de 2020.

Para celebrar as vidas negras, os organizadores do evento convidam a reverenciar o legado e trajetória de luta da Mestra Griô. “Com a missão de cumprir sua vontade de levar a vida e a educação para as ruas pelotenses, manteremos sua memória viva através do canto, da música, da dança, da poesia e da luta coletiva”, afirmam.

Foto: Micael Carvalho

O Juiz Diretor do Foro de Pelotas e integrante do Departamento de Direitos Humanos de Cidadania da Associação dos Juízes do RS (AJURIS), participou do evento e destacou a importância da causa colocando o Judiciário Pelotense como parceiro do movimento.

"A discriminação racial, é crime, não é piada, não é brincadeira de mau gosto, é crime. O racismo não acabou, a escravidão não acabou, a subjugação e condenação dos negros à morte não acabou, porque eles morrem nas prisões. O Poder Judiciário está ao lado de todos que sofrem a discriminação racial"

Foto: Micael Carvalho

A Marcha também foi palco de denúncia das desigualdades vigentes no país. Os negros ainda ocupam, em sua maioria, a margem da sociedade, enfrentando o desemprego, precarização do trabalho, más condições de moradia, falta de acesso à educação de qualidade e à saúde digna. Além disso, em especial a juventude, é alvo de políticas genocidas, de perseguição e violência estatal.

Ainda estiveram presentes ao longo da marcha, o Secretário de Cultura do Município, Paulo Pedrozo, a Vereadora Fernanda Miranda (PSOL) e o Vereador Michel Promove (PP).

Confira no vídeo abaixo um pouco da Marcha Sirley Amaro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário