sexta-feira, 20 de abril de 2018

DIRETOR DO FORO PARTICIPA DA PRIMEIRA FORMATURA DE FACILITADORES DE JUSTIÇA RESTAURATIVA DO MUNICÍPIO


Ocorreu na tarde de ontem (19), no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), a formatura da primeira turma de facilitadores em Justiça Restaurativa do Município de Pelotas. Além da prefeita, Paula Mascarenhas, e do vice, Idemar Barz, também participaram da solenidade o secretário da Smed, Artur Corrêa, o vereador Luiz Henrique Viana (PSDB) e o diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral.

A turma que se formou é composta por 24 profissionais, entre professoras, coordenadoras e orientadoras educacionais. O local de atuação das facilitadoras será o seus ambientes de trabalho, as escolas, e também demandas que surgirem da Prefeitura e da Smed.


A prefeita Paula incentivou as facilitadoras em sua futura jornada, dizendo “o eixo (do Pacto Pelotas pela Paz) que mais cresce e se diversifica é o da prevenção e tem que crescer ainda mais. É nele que evitamos que mais pessoas cheguem ao crime, nele que encontramos a Justiça Restaurativa, o trabalho do Cejusc e também o de vocês”.

As ações dos facilitadores vão constituir uma parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Estão todos habilitados para desenvolver círculos restaurativos de construção da paz com o objetivo de apaziguar divergências no ambiente escolar.

Imagem: Gustavo Vara 
O coordenador do Cejusc e também diretor do Foro, Dr. Marcelo Cabral, destacou o papel das instituições de aprendizado: “a missão da escola, além de ensinar os conteúdos programados, é também o local de ensinar a conviver. Com os círculos as crianças aprendem a superar os conflitos pela razão, pelo sentimento e não pela violência".

E em um sinal positivo para as práticas restaurativas, a prefeita ainda anunciou que a ação em sequência a essa formatura, a qualificação de 25 formadores em Justiça Restaurativa.

Essa realização será inédita no estado e foi possibilitada através da Escola Superior de Magistratura (Ajuris). Com formadores, o município poderá de forma exponencial criar mais facilitadores para atuarem, não somente na educação, mas em todas as áreas.

*Texto: Jefferson Perleberg Rubira (Estagiário de Comunicação) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário