sexta-feira, 29 de setembro de 2017

REUNIÃO PARA CRIAR CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO PARA PRESOS EM REGIME FECHADO OCORRE NO FORO DE PELOTAS

Público que participou da reunião para criação de uma APAC no Presídio de Pelotas.
No início da noite dessa quinta-feira (28), foi realizado no Salão do Júri do Foro de Pelotas encontro para tratar da criação de uma APAC, um centro de ressocialização para presos do regime fechado do Presídio Regional. O projeto é uma das ações do “Pacto Pelotas pela Paz”, em uma parceria da Prefeitura com o Poder Judiciário, através da Vara de Execuções Criminais, o Ministério Público, a SUSEPE e outras entidades e órgãos da cidade.
A APAC é uma metodologia de ressocialização de presos do regime fechado, que foi desenvolvido em 1972 em São Paulo, possuindo hoje cerca de 50 unidades em funcionamento no Brasil, que atendem mais de 2,5 mil presos, em uma parceria inédita entre a sociedade, o Poder judiciário e o Ministério Público. Com esse sistema, a taxa de ressocialização através das APAC's é de 90% e o custo dos presos é de 1/3 se comparado ao tradicional sistema prisional.
No Estado do Rio Grande do Sul as APAC's ainda não são uma realidade física, pois foram criada juridicamente mas não postas em funcionamento. No último dia 5 de setembro o Governo do RS, o Ministério Público e o Judiciário Gaúcho assinaram acordo para por o método em prática no RS.
A próxima reunião para tratar sobre a APAC em Pelotas ocorre em 19 de outubro, às 18 horas, no Salão do Júri do Foro da Comarca de Pelotas. Interessados em apoiar a iniciativa, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, através de Leandro Thurow no telefone (53)9.8112.8284. Para conhecer mais sobre as APAC's, basta acessar www.fbac.org.br.


Redação: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário