terça-feira, 12 de dezembro de 2017

MAGISTRADO PARTICIPA DE REUNIÃO DO GGI-M COM REPRESENTANTES DA OPEN SOCIETY

Representantes da Open Society Foundations participaram da reunião
com as instituições integrantes do GGI-M.

Nessa segunda-feira (11) quando o Pacto Pelotas pela Paz completou 4 meses de implantação, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal recebeu para reunião na sede da Secretaria de Segurança Pública, os representantes da Open Society Foundations, uma instituição internacional e não governamental que atua na América Latina, vindos a Pelotas para conhecer as políticas públicas que tem sido empregadas para a construção coletiva da paz e a diminuição dos índices de violência na cidade.

Auro Fraser e Luis Rosas se disseram surpresos com o que encontraram em Pelotas, dizendo ter verificado um nível de engajamento “pouco comum, com integração, expertise e comprometimento tão fortes”, disse Fraser. Após verificar os eixos de atuação, Rosas também opinou sobre esperar que “essa experiência possa ser replicada em outras cidades”.

Durante a reunião, a Prefeita Paula Mascarenhas assistiu a apresentação por membros do Observatório sobre os números levantados no último mês, que seguem registrando quedas significativas, com destaque ao furto e roubo do transporte público e em residências. Outro dado apontado foi o potencial violento da região central, em virtude da proximidade com as universidades, que já está sendo combatido.

Foi apontado durante o encontro a dificuldade de entendimento do público quanto as ações do eixo prevenção do pacto, parte tão importante que trata o problema antes que ele de fato exista. O Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, que também participou do encontro, sugeriu aos consultores do pacto o uso de “casos de sucesso” na divulgação do que tem sido conquistado através das ações efetivas, disse ainda que “as pessoas gostam de saber do que está dando certo, e esse feeback ao público pode transformar como se vê o projeto”, disse.

O Magistrado sugeriu o uso de casos de sucesso para divulgação das ações de prevenção.

Por fim, o Magistrado comentou da decisão inédita que efetuou na última semana sobre a doação de armamento para as força policiais da cidade. Até então, as armas recolhidas eram enviadas para destruição após o encerramento dos processos, mas com a necessidade de estruturação das polícias para poderem atuar efetivamente no combate à violência, além da liberação para a doação de armamentos às forças de segurança previstas na Constituição Federal, por parte do Núcleo de Inteligência do Poder Judiciário (NIJ), ele proferiu decisão que incluiu entre as instituições a Guarda Municipal e a Superintendência de Serviços Penitenciários, que agora também irão receber esses armamentos.

Participaram do encontro representantes da Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil,Presídio Regional, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Geral de Perícias, Poder Judiciário, entre outras instituições.

*Texto: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário