quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

REPRESENTANTES DA OPEN SOCIETY VISITAM FORO DE PELOTAS

Dr. Marcelo recebeu representantes da Open para encontro com instituições.

No início da noite da última terça-feira (12), Auro Fraser e Luis Rosas, da Open Society Foundations visitaram o Foro de Pelotas, para reunião com interessados sobre o combate à violência e as novas formas de lidar com o julgamento de casos envolvendo o tráfico e o consumo de drogas.

Coordenando o encontro, o Diretor do Foro, Dr. Marcelo Malizia Cabral, foi o responsável pela reunião dos estudiosos da Open Society com interessados pelo assunto, que reuniu além de autoridades também facilitadoras de justiça restaurativa.

Auro Fraser, atuante do grupo em trabalhos por toda a América Latina, comentou que foi convidado a vir a Pelotas para conhecer as políticas pública que estão sendo implementadas para combater o avanço da violência, e se viu surpreso com a integração das instituições membros do Pacto Pelotas pela Paz, “uma situação bastante rara de se verificar em outros lugares” disse. Ele também comentou da atuação da Open e de como ela começou, com sua fundação na década de 1980 nos Estados Unidos, com o objetivo de financiar iniciativas positivas relacionadas à educação, saúde e segurança.

A Open Society atua em toda a América Latina.

Dr. Marcelo, que também coordena o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), questionou sobre as frentes de atuação da instituição relacionado ao tema “Tribunal de Drogas”, o que foi respondido por Luis Rosas, que informou não serem especialistas no assunto mas que dentro da Open existem pessoas que lidam diretamente com essa temática, oferecendo repassar o contatos destes e, futuramente, oportunizar reuniões para que o assunto possa ser debatido.

Foi comentado também a mudança na legislação brasileira, que em 2006 passou a não aplicar mais a pena de prisão a quem for encontrado fazendo uso de drogas, conforme informou o Magistrado com o apoio do Delegado da Polícia Federal, Cássio Barcellos. Leandro Thurow, da Secretaria Municipal de Saúde, questionou sobre a existência de uma política específica para o cuidado dos apenados que são usuários de drogas dentro do pacto, o que foi concluído pelos presentes de que, em princípio, esse assunto não foi abordado diretamente. 

Por fim, com a discussão proporcionada pelo encontro entre as instituições ligadas ao pacto e os representantes da Open Society, foi possível perceber que o tema das drogas necessita ser colocado à luz das discussões, para que novas formas de combate e tratamento possam surgir, conforme comentou o Magistrado Cabral, dizendo-se muito satisfeito com o resultado do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário