sexta-feira, 23 de março de 2018

SERVIDORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DEBATEM A VIGILÂNCIA DA VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE PELOTAS

Os servidores e profissionais da rede de Assistência Social e Saúde de Pelotas, puderam se qualificar nesta sexta-feira (23), no Seminário de Vigilância da Violência. A proposta do evento era dar continuidade no trabalho da prefeitura no Eixo Prevenção à violência no Pacto Pelotas pela Paz.

O tema Vigilância da Violência: Formação da Rede para a Prevenção e Cultura da Paz, tinha como objetivo instruir os profissionais da Assistência social a inserirem os casos de violência no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e também evidenciar os projetos de prevenção a violência que estão ocorrendo no município. Estas notificações realizadas pelos profissionais irão otimizar o trabalho de mapeamento e monitoramento da vigilância da violência. Além disso, o aumento das notificações também acarretará na redução de subnotificações, aqueles casos de violência esquecidos e não relatos a polícia, que modificam a realidade dos dados gerais de violência no município.

Os palestrantes do evento eram representantes das diversas áreas envolvidas no Eixo da Prevenção. Sendo eles profissionais servidores das Secretarias de Saúde (SMS), da Educação e Desporto (Smed), de Cultura (Secult) e da Assistência Social (SAS).

Dentre os projetos apresentados a Justiça Restaurativa, foi apresentada pelo Henrique Alam de Mello, que exemplificou os trabalhos do Judiciário nas escolas através dos Círculos de Construção de Paz e também da parceria da Prefeitura no Projeto Bons Vizinhos. Henrique elencou que o trabalho da prevenção é coletivo "A nossa força vai se dar na integração, estamos todos engajados, juntos vamos trabalhar para colhermos os frutos daqui alguns anos".


Além do trabalho do Judiciário, os projetos da Infância Protegida da SMS, a Escola da Paz da Smed, o Banco de Oportunidades, os programas do Cada Jovem Conta e o Segunda Chance, todos integraram as apresentações que exemplificam o trabalho sendo feito no município para a construção da paz. 

*Texto e imagens: Jefferson Perleberg Rubira (Estagiário de Comunicação) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário