O Diretor do Foro, Dr. Marcelo Malizia Cabral, mediou círculos da paz no último sábado (29), no Projeto Bombeiro Mirim em Pelotas.
A rotina dos integrantes do Projeto Bombeiro Mirim é regrada, todos os sábados o grupo de crianças já sabe o lugar e o horário, das 7h45min às 12h, no Corpo de Bombeiros de Pelotas. As atividades no local são dividas em aulas de disciplina, ordem unida, primeiros socorros e salvamentos, e cidadania. Para contribuir com a formação cidadã do grupo, o juiz de direito Marcelo Malizia Cabral, foi convidado para realizar círculos da paz em uma atividade diferenciada no último fim de semana.
Objeto da palavra. |
Já nas primeiras rodadas as crianças falaram o que entendem por paz e o que consideram como atitudes violentas. Segundo o juiz, os círculos fazem as crianças refletirem sobre sua cidadania e responsabilidade social. "Em um círculo da paz, com a metodologia da Justiça Restaurativa (JR), conversamos sobre convívio pacífico, respeito, deveres e construção da paz", afirmou Marcelo. O juiz ainda destacou que com o uso do objeto da palavra, um ursinho de pelúcia, as crianças exercem a prática do ouvir e falar somente quando estão com o objeto em mãos, parte da metodologia da JR.
Além dos círculos, outras atividades foram propostas, como a elaboração de um curto teatro, criado e executado pelas crianças, e um painel visual, com frases sobre o que é paz.
Painel - ser da paz é... |
Uma das rodadas de círculo da paz. |
Todas as ações, executadas pelo diretor do foro, ocorrem também em outras escolas, nos condomínios de baixa renda, no presídio e outras instituições municipais através do CEJUSC – Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania - da Comarca de Pelotas. Os círculos são sempre feitos com a presença de um mediador, a maioria deles voluntários. O círculos podem ser agendados através do Poder Judiciário na Av. Ferreira Viana, nº 1134, sala 411 – Areal, Pelotas.
Projeto Bombeiro Mirim
As ações do projeto Bombeiro Mirim acontecem em todo o Estado do RS, em Pelotas são 25 vagas disponibilizadas gratuitamente à crianças de escolas públicas. Destas, 20 vagas são do município, que através de um processo seletivo, define quais escolas contempladas com um determinado número de vagas, outras 7 são para escolas estaduais e 3 para familiares de integrante do Corpo de Bombeiros.
Além das atividades, as crianças ainda recebem lanche e uniforme obtido através de doações do município e de empresas parceiras. Segundo Sargento Figueira da guarnição de Pelotas, que convive com as crianças e seus familiares: "Sempre recebemos um retorno positivo dos pais, eles garantem que as crianças voltam para casa mais responsáveis e comportadas."
Texto e Imagens: Jefferson Perleberg Rubira
Nenhum comentário:
Postar um comentário