segunda-feira, 14 de junho de 2021

DIRETOR DO FORO PARTICIPA DE EVENTO EM PROL DO DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Em 15 de Junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência da Pessoa Idosa no ano de 2006. Em consideração a esta data, o Conselho Municipal do Idoso de Pelotas realizou na tarde de hoje (14) um evento para destacar a importância da temática. 

Diversas autoridades e personalidades da área estiveram presentes no evento virtual. Representantes do Conselho Estadual da Pessoa Idosa compartilharam dados referentes à violência no Rio Grande do Sul e no Município de Pelotas. De acordo com a pesquisa realizada em 2019, o abandono e a negligência lideram o ranking dos tipos de violência identificados no estado.

De acordo com o Secretário Nacional de Direitos da Pessoa Idosa, Dr. Antônio Toninho Costa, um dos principais objetivos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Idosa, é realizar a criação de conselhos municipais da pessoa idosa em todo o país, visto que as violências acontecem e são registradas nos município. O secretário ainda comentou a importância do debate e da data em questão. 

"Amanhã é dia de reflexão, amanhã é dia de ação. Dia de dar continuidade a essa corrente do bem. Sei que através dessa rede de apoio e conselho vocês darão a atenção necessária àqueles que mais necessitam."

A Prefeita do Município, Paula Mascarenhas, também esteve presente e falou sobre a importância de incluir a temática como aliada no atual governo. "Sou favorável que a gente construa em nossa cidade um segmento em que todos se sintam cuidados e acolhidos. Um dos ideais do nosso governo é a prevenção da violência e a criação de uma cultura de paz. A prevenção da violência contro o idoso é mais um braço do Pacto Pelotas Pela Paz."

O Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, destacou as ações conjuntas realizadas com o Poder Judiciário e se colocou à disposição para um melhor atendimento a questões ligadas a temática. "Estamos todos à disposição para qualificar ainda mais esse serviço, aprimorando a participação do Poder Judiciário no trabalho de prevenção, conscientização e responsabilização. Teremos todo gosto de integrar essa grande rede e aumentar a proteção às pessoas idosas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário