O Juiz Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, palestrou na manhã dessa quarta-feira (27) no Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, na capital Porto Alegre.
Na ocasião, o Diretor palestrou sobre sua experiência no sistema prisional do RS e também sobre a implantação da APAC (Associação de Proteção aos Condenados) em Pelotas.
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) existe há décadas no Brasil como um modelo humanitário de execução da pena, baseado na educação, no trabalho, na disciplina, na família e na espiritualidade.
No início de 2020, Pelotas foi o primeiro município do interior do Rio Grande do Sul a implantar o modelo humanizado, amplamente reconhecido pelo baixo índice de reincidência criminal. Na APAC a taxa de apenados que, após a reinserção na sociedade, voltam para o crime é de 10%, enquanto no modelo carcerário tradicional o índice é de 70%.
Apenados em presídios que tenham demonstrado bom comportamento são selecionados pelo juiz de execuções criminais e ganham a oportunidade de cumprir a pena na APAC.
O Diretor agradeceu a oportunidade de ser palestrante e elogiou a APAC de Pelotas "Muito feliz em compartilhar minha experiência no sistema prisional e na implantação da APAC Pelotas na manhã de hoje. A APAC é vida, alegria, é um espaço de dignidade. Tenho visto uma história maravilhosa de muita solidariedade, amor e comprometimento" afirmou o Diretor.
Por fim o Magistrado realçou sua esperança na humanização da execução das penas e na real possibilidade de emancipação social das pessoas em cumprimento de pena de prisão.
Texto: Gabriel Medeiros (estagiário de Jornalismo na Direção do Foro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário