segunda-feira, 26 de junho de 2017

COMARCA DE PELOTAS RECEBE CURSO DE FORMAÇÃO PARA SERVIDORES SOBRE HABILIDADES SOCIAIS E ACESSIBILIDADE


               Desde a manhã de quinta-feira (22), os servidores do Foro de Pelotas estão tendo a oportunidade de assistir a um curso de formação sobre habilidades sociais e acessibilidade, que visam melhorar o atendimento ao público e adaptar o serviço às diversas situações do dia-a-dia.

              O Juiz de Direito e Diretor da Comarca, Dr. Marcelo Malizia Cabral, fez a primeira fala do evento, comentando a importância do mesmo para que se melhore o relacionamento pessoal e o atendimento à comunidade. Falou também da necessidade atual da empatia e do quanto uma recepção cortez e simpática pode transformar o dia de uma pessoa.

Dr. Marcelo fez a abertura do evento, falando da importância do mesmo.

              A segunda fala da quinta-feira foi feita pela Psicóloga do Programa de Gestão de Qualidade do TJRS, Miriam Vucetic, que abordou a questão do comportamento social e as habilidades para o bom relacionamento pessoal, nos atendimentos ao público externo e interno. A Psicóloga comentou que o intuito é o de trazer um olhar diferenciado sobre o atendimento ao público, gerando eficácia nesse atendimento de maneira que não gere situações de estresse no ambiente de convivência no trabalho e torne o espaço mais leve, visto que com a rotina corrida da atualidade é muito difícil separar a vivência profissional da pessoal, e é preciso organizar de modo que uma não atrapalhe a outra, sendo esse um dos objetivos do curso que foi ministrado até a manhã dessa sexta-feira (23).
              Também contribuiu com o curso a Chefe do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do TJRS, Cristina Mazuhy, que trouxe a realidade vivida por servidores e o público em geral, com algum tipo de deficiência, que circulam pelas comarcas do Rio Grande do Sul. Falou da importância do atendimento diferenciado, baseado nas necessidades de cada um, e que o principal para atendê-los de maneira mais qualificada é o entendimento de que todos somos diferentes e que é preciso observar se existe uma relação de intimidade entre as partes para saber se é possível entrar em detalhes ou não, sobre o tipo de limitação que o indivíduo tem, pois nem todas as pessoas sentem-se confortáveis em detalhar a sua deficiência.

Cristina Mazuhy falou sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com limitação.

A Psicóloga Miriam Vucetic falou sobre a forma como o comportamento
social influencia no bom atendimento.

           Um dos muitos dados fornecidos por Cristina foi o fato de existirem cerca de 192 servidores do Poder Judiciário com algum tipo de deficiência e, 1800 advogados cadastrados pela OAB-RS, que também apresentam alguma limitação, e que isso não os torna menos qualificados. Ainda, citou casos vividos por servidores que em sua maioria são indivíduos com nanismo, cegueira, dificuldade de mobilidade, entre outras deficiências.
           O curso, que foi finalizado na manhã dessa sexta-feira (23), contou com atividades didáticas e práticas, exercendo a conversa entre as ministrantes e os servidores que participaram, sempre demonstrando as melhores maneiras de atuarem na Comarca, de forma a prestar um serviço de qualidade para a comunidade pelotense.
              Abaixo mais clicks do evento:







Redação: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)

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