Foi na tarde
dessa segunda-feira (12) a primeira visita do projeto “Educação para a paz”, no
ano de 2017. A
visita aconteceu na Escola Municipal Dom Francisco Barreto, localizada no
bairro Laranjal, e contou com a presença do Juiz de Direito e Diretor do Foro
de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, além da Vice Diretora da escola, a
Profª Nailê Pinto Iunes, e as representantes do Centro Judiciário de Solução de
Conflitos e Cidadania (CEJUSC), Sras. Marília Gonçalves, Ana Paula Henrique e
Marilaine Furmann.
O tema
escolhido, para ser abordado nesse primeiro encontro de 2017, foi a mediação de
conflitos dentro do ambiente escolar e, como é possível solucionar casos de agressividade
e falta de respeito mantendo um diálogo aberto entre alunos, professores e
gestores das escolas. Esse tema está dentro do foco da campanha, que já atingiu
cerca de 9 mil alunos do município, e que visa promover a cultura da paz e a
conscientização da comunidade para a importância do diálogo como maneira de
promoção do entendimento, pacificação social e facilitação do acesso da
população à justiça e a resolução de conflitos por meio da conciliação e
mediação.
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Dr. Marcelo Malizia Cabral fez a abertura das atividades da visita. |
O primeiro a
iniciar as falas, foi o Dr. Marcelo Malizia Cabral, que comentou da necessidade
de exercermos a empatia dentro da escola, nos colocando no lugar do colega e
buscando não fazer aos outros o que não desejamos para nós mesmos. Falou ainda
que o Poder Judiciário busca construir um mundo onde as pessoas não se agridam
e tentem manter o diálogo para entender as necessidades alheias, e assim
diminuir os casos de autuações de jovens, por motivos banais como brigas e agressões
no ambiente escolar.
Posteriormente,
as representantes do CEJUSC deram início às atividades, através da exibição de
um vídeo, que fala sobre podermos ser e sonhar com o que quisermos. Ana Paula
Henrique, mediadora do CEJUSC, explicou que para que isso ocorra é necessário
nos dedicarmos aos estudos e sempre respeitarmos os colegas, para que assim
seja possível crescer em um ambiente saudável e que colabore com o nosso
desenvolvimento.
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A mediadora Ana Paula falou da necessidade de estudar para poder entender e viver em sociedade. |
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A mediadora Marilaine deu dicas para manter o diálogo em sala de aula. |
Após, a
mediadora Marilaine Furmann comentou sobre a atuação do CEJUSC para evitar que
novos processos ingressem no judiciário, sem que exista um motivo
suficientemente sério para isso, visto que muitas vezes são situações em que o
diálogo resolveria. Falou em ações que podem ser aplicadas para resolver
problemas dentro da escola, como “objetos da palavra” ou “rodas de conversa”, e
que essas ações são bastante eficazes quando aplicadas pelas pessoas certas,
acostumadas a apaziguar situações.
Para
exemplificar a atuação do CEJUSC, foi encenado com a ajuda de alguns alunos,
uma situação de audiência de mediação, contando com as duas partes reclamantes,
seus advogados e a mediadora, que nesse caso foi a própria Marilaine. O caso
encenado se tratava de uma agressão com perda material, onde um menino acertou
a colega de escola com uma bola e isso causou a quebra de seus óculos. A colega
reclamante solicitava a compra de óculos novos, que por serem muito caros não
seriam custeados por ela. O menino que havia causado a quebra, sugeriu dar como
manutenção do problema uma armação para óculos do mesmo modelo que a colega
possuía, além de pedir desculpas pela situação. A colega aceitou as duas formas
de retratação e o problema deu-se por solucionado, quando a mediadora Marilaine
explicou que o objetivo do CEJUSC era exatamente esse, conseguir que uma porção
maior de casos de mediação terminem em uma acordo como esse.
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Foi realizada uma encenação com os alunos para explicar como funciona uma audiência de mediação do CEJUSC. |
Por fim, a
Vice Direta da escola, Sra. Nailê Pinto Iunes, agradeceu a presença das
representantes do projeto e deu por encerrada a atividade, que culminou com os
alunos fazendo desenhos de seu entendimento das explanações do projeto.
Redação: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)
Redação: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)
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