Foi na tarde
dessa segunda-feira (12) a primeira visita do projeto “Educação para a paz”, no
ano de 2017. A
visita aconteceu na Escola Municipal Dom Francisco Barreto, localizada no
bairro Laranjal, e contou com a presença do Juiz de Direito e Diretor do Foro
de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, além da Vice Diretora da escola, a
Profª Nailê Pinto Iunes, e as representantes do Centro Judiciário de Solução de
Conflitos e Cidadania (CEJUSC), Sras. Marília Gonçalves, Ana Paula Henrique e
Marilaine Furmann.
O tema
escolhido, para ser abordado nesse primeiro encontro de 2017, foi a mediação de
conflitos dentro do ambiente escolar e, como é possível solucionar casos de agressividade
e falta de respeito mantendo um diálogo aberto entre alunos, professores e
gestores das escolas. Esse tema está dentro do foco da campanha, que já atingiu
cerca de 9 mil alunos do município, e que visa promover a cultura da paz e a
conscientização da comunidade para a importância do diálogo como maneira de
promoção do entendimento, pacificação social e facilitação do acesso da
população à justiça e a resolução de conflitos por meio da conciliação e
mediação.
Dr. Marcelo Malizia Cabral fez a abertura das atividades da visita. |
O primeiro a
iniciar as falas, foi o Dr. Marcelo Malizia Cabral, que comentou da necessidade
de exercermos a empatia dentro da escola, nos colocando no lugar do colega e
buscando não fazer aos outros o que não desejamos para nós mesmos. Falou ainda
que o Poder Judiciário busca construir um mundo onde as pessoas não se agridam
e tentem manter o diálogo para entender as necessidades alheias, e assim
diminuir os casos de autuações de jovens, por motivos banais como brigas e agressões
no ambiente escolar.
Posteriormente,
as representantes do CEJUSC deram início às atividades, através da exibição de
um vídeo, que fala sobre podermos ser e sonhar com o que quisermos. Ana Paula
Henrique, mediadora do CEJUSC, explicou que para que isso ocorra é necessário
nos dedicarmos aos estudos e sempre respeitarmos os colegas, para que assim
seja possível crescer em um ambiente saudável e que colabore com o nosso
desenvolvimento.
A mediadora Ana Paula falou da necessidade de estudar para poder entender e viver em sociedade. |
A mediadora Marilaine deu dicas para manter o diálogo em sala de aula. |
Após, a
mediadora Marilaine Furmann comentou sobre a atuação do CEJUSC para evitar que
novos processos ingressem no judiciário, sem que exista um motivo
suficientemente sério para isso, visto que muitas vezes são situações em que o
diálogo resolveria. Falou em ações que podem ser aplicadas para resolver
problemas dentro da escola, como “objetos da palavra” ou “rodas de conversa”, e
que essas ações são bastante eficazes quando aplicadas pelas pessoas certas,
acostumadas a apaziguar situações.
Para
exemplificar a atuação do CEJUSC, foi encenado com a ajuda de alguns alunos,
uma situação de audiência de mediação, contando com as duas partes reclamantes,
seus advogados e a mediadora, que nesse caso foi a própria Marilaine. O caso
encenado se tratava de uma agressão com perda material, onde um menino acertou
a colega de escola com uma bola e isso causou a quebra de seus óculos. A colega
reclamante solicitava a compra de óculos novos, que por serem muito caros não
seriam custeados por ela. O menino que havia causado a quebra, sugeriu dar como
manutenção do problema uma armação para óculos do mesmo modelo que a colega
possuía, além de pedir desculpas pela situação. A colega aceitou as duas formas
de retratação e o problema deu-se por solucionado, quando a mediadora Marilaine
explicou que o objetivo do CEJUSC era exatamente esse, conseguir que uma porção
maior de casos de mediação terminem em uma acordo como esse.
Foi realizada uma encenação com os alunos para explicar como funciona uma audiência de mediação do CEJUSC. |
Por fim, a
Vice Direta da escola, Sra. Nailê Pinto Iunes, agradeceu a presença das
representantes do projeto e deu por encerrada a atividade, que culminou com os
alunos fazendo desenhos de seu entendimento das explanações do projeto.
Redação: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)
Redação: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)
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