quinta-feira, 21 de setembro de 2017

DIA MUNDIAL DA PAZ – PREFEITURA E PODER JUDICIÁRIO SE UNEM PELA CONSTRUÇÃO DA PAZ EM PELOTAS

Nesse 21 de setembro, é comemorado em todo mundo o “Dia da Paz”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1981, para que seja um dia de reflexão para as atitudes diárias que convergem para a paz da convivência em sociedade.


Para comemorar a data, várias ações já tem sido desenvolvidas, tanto pela Prefeitura Municipal quanto pelo Foro de Pelotas, com ações voltadas para a Justiça Restaurativa (JR). A estratégia de mediação e conciliação que já era utilizada pelo Poder Judiciário para a solução de conflitos, agora integra o projeto “Pacto Pelotas pela Paz”, através de círculos não conflitivos junto às escolas do município, o que é propiciado pela formação de facilitadores em justiça restaurativa para atuarem em problemáticas que surjam no ambiente escolar.

Alguns facilitadores, formados pela turma concebida do projeto da Prefeitura, já estão atuando junto aos círculos não conflitivos nas escolas, onde estão colaborando na construção e manutenção da paz no ambiente escolar.


CÍRCULOS APLICADOS


- Escola Afonso Vizeu

O primeiro círculo não conflitivo desenvolvido na instituição teve como temática o “bullyng”, e foi aplicado junto a uma turma de 5º ano. Conforme a facilitadora Carla Luciane, “a primeira experiência foi reconfortante”. Ela foi acompanhada pela também facilitadora Gilvana Sacramento.



- Escola Francisco Carúcio

Nessa instituição, os círculos de construção da paz estão sendo aplicados junto aos professores e funcionários, pois a escola está passando por momentos difíceis, onde a violência tem sido assunto recorrente. A facilitadora, Selma Mazza, comentou que o objetivo era “levar alento os participantes”, e que enquanto puder estará acreditando em ações positivas para um mundo melhor.


COMEMORAÇÃO DO DIA DA PAZ EM PELOTAS

Nessa quinta-feira (21), a Prefeitura de Pelotas promoveu uma atividade no Parque da Baronesa, contando com a presença das escolas municipais e seus projetos que integram os alunos dos educandários da cidade.

Representado por seu Diretor e Juiz de Direito, Dr. Marcelo Malizia Cabral, o Foro de Pelotas esteve presente também na atividade. O Magistrado pôde assistir de perto os resultados positivos registrados através dos projetos das instituições, como orquestras escolares, grupos de capoeira e outras ações que atuam diretamente na formação das crianças e jovens em idade escolar no município.

Dr. Marcelo, que assistiu a apresentação da Orquestra Estudantil Areal e ficou muito satisfeito com a atuação dos alunos, estave acompanhado da Prefeita Paula Mascarenhas e dos Secretários Luis Eduardo Longaray (Assistência Social) e Aldo Bruno Garcia (Segurança Pública). Também presente no evento estava o Secretário de Educação, Arthur Fernando Corrêa, que junto a Secretaria de Educação e Desporto (SMED), tem sido um grande parceiro do Poder Judiciário para a aplicação das metodologias da justiça restaurativa nas escolas.

Dr. Marcelo conversou com o Secretário de Educação, Arthur Corrêa.
Diversas escolas do município estiveram presentes.
O Secretário de Assistência Social, Luis Eduardo Longaray (esq.),
Dr. Marcelo (centro) e a Prefeita Paula Mascarenhas (dir.) conversaram
sobre as comemorações do Dia da Paz.
A Orquestra Estudantil Areal foi uma das atrações do encontro.

Redação: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário