Dr. Marcelo e o Secretário de Educação Conceição conversaram sobre possível parceria para a realização da palestras informativas nas escolas do município. |
Na tarde dessa sexta-feira (22), o Secretário de Educação, Cultural, Turismo, Desporto e Lazer do município de Turuçu, José Francisco Conceição, visitou o Foro de Pelotas para conversa com o Diretor e Juiz de Direito, Dr. Marcelo Malizia Cabral, visando estreitar os laços entre a comarca e sua cidade, além de buscar parceria para levar maiores esclarecimentos para os cidadãos.
O Magistrado, ao receber o Secretário, esclareceu que a cidade de Turuçu é uma grande parceira do Poder Judiciário, principalmente junto ao projeto Ronda da Cidadania e, que inclusive a cidade já contou com um posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), que realizava atendimentos a população junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
Dr. Marcelo lamentou, porém, que após o término do convênio, culminado com o final da gestão do prefeito anterior, a nova gestão não renovou a parceria e o projeto foi finalizado desde então. O Secretário, que mostrou-se muito interessado em restabelecer o trabalho realizado pelo CEJUSC, informou que fará contato com a Prefeita Selmira Milech Fehrenbach (PMDB).
O Secretário Conceição, após as conversas iniciais, comentou de algumas conversas entre o Promotor de Justiça, Paulo Charqueiro, e a comunidade de Turuçu, e que isso foi bastante proveitoso pois os moradores da cidade puderam sanar diversas dúvidas a respeito de direitos sociais e justiça. Comentou também que um de seus objetivos na visita ao Magistrado, era de buscar palestras para as escolas da cidade, onde esses esclarecimentos tivessem seguimento.
O Magistrado então comentou dos diversos projetos desenvolvidos pelo CEJUSC e, que poderiam ser aplicados nas escolas de Turuçu, como o “Pai Presente”, “Educação para a Paz” e “Drogas caminho para o abismo”. Após a conversa, ficou definido que o próprio CEJUSC fará o contato com a Secretaria de Educação da cidade, para organizar essas palestras e assim realizá-las nas instituições do município.
Outro assunto por fim abordado, foi a possibilidade de uma futura parceria das prefeituras de Turuçu e Pelotas, incentivada pelo Magistrado, já pensando na formação de novos facilitadores de Justiça Restaurativa (JR). Dr. Marcelo enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido pelo governo de Pelotas junto a JR, e sugeriu que a Prefeitura de Turuçu busque atuar também nesse campo, pois as escolas da cidade só teriam a ganhar tendo entre seus funcionários e professores, profissionais com formação em solução de conflitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário