segunda-feira, 27 de novembro de 2017

PROJETO BONS VIZINHOS IRÁ ATUAR EM CONDOMÍNIOS HABITACIONAIS DE PELOTAS

Encontro reuniu Judiciário, Prefeitura e SENAC. Foto: Gustavo Mansur.

Em encontro na última sexta-feira (24), o Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, recebeu representantes da Prefeitura Municipal e SENAC para discutir as estratégias que serão empregadas na atuação de facilitadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).


Após a formação de facilitadores promovida pela parceria entre Judiciário e Prefeitura, a atuação da Justiça Restaurativa será ampliada para o projeto “Bons Vizinhos”, que atuará em condomínios do programa Minha Casa Minha Vida, com o uso da metodologia para gerir conflitos entre vizinhos.

A ideia é de que sejam formados 20 novos formadores, oriundos das primeiras turmas formadas de facilitadores, que serão multiplicadores do conhecimento. Os participantes serão selecionados entre os primeiros facilitadores formados, em 2014 e 2015, que tenham participado de vários círculos. A formação, que integra o projeto Pacto Pelotas pela Paz, será custeada pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), uma das áreas que mais tem necessitado do serviço.

O projeto Bons Vizinhos iniciou em 2013 e já foi aplicado no Residencial Buenos Aires durante cerca de 1 ano. A ideia é convidar os moradores desses condomínios a discutirem formas de solucionar problemas sem o uso da violência dentro de um bairro ou condomínio. O residencial Aragano será o próximo a receber a equipe no dia 9 de dezembro para iniciar o trabalho.

O secretário de Habitação, Ubirajara Leal, diz que a ideia é começar nos residenciais Amazonas e Roraima, no Sítio Floresta, logo que forem entregues aos moradores, antes queos conflitos iniciem. O Diretor do Foro, Dr. Marcelo Malizia Cabral, afirma que com a mediação os conflitos podem ser solucionados de maneira tranquila, evitando o uso da violência ou a imposição da força.



A próxima reunião será realizada dia 1º de dezembro, no Foro, com a participação dos voluntários.

*Texto: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário