quinta-feira, 14 de maio de 2020

DIRETOR DO FORO PALESTRA PARA ADVOGADOS DE SANTA CRUZ DO SUL


O Diretor do Foro da Comarca de Pelotas e também Coordenador de Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), Dr. Marcelo Malizia Cabral, palestrou na manhã dessa quinta-feira (14) em uma web conferência idealizada pelo CEJUSC da Comarca de Santa Cruz do Sul.

Com a palestra titulada "O que você precisa saber sobre audiências virtuais", o Coordenador do Cejusc compartilhou as experiências do Cejusc Pelotas, o qual foi pioneiro na execução de círculos de paz, mediações e conciliações realizados totalmente em ambientes virtuais. O encontro lotou a plataforma Zoom, que chegou ao máximo permitido para aquela reunião, contando com a presença de 100 pessoas entre advogados, mediadores, conciliadores e servidores da justiça.

Para a Coordenadora do CEJUSC de Santa Cruz do Sul, Dra. Josiane Caleffi Estivalet, a experiência proporcionou interesse na equipe em dar início aos trabalhos online. "Percebi que os mediadores, conciliadores e facilitadores de Justiça Restaurativa de Santa Cruz do Sul, saíram da reunião extremamente motivados e interessados em dar início ao trabalhos online."


Para o Magistrado, os ambientes virtuais trarão mais agilidade à justiça e ao funcionamento dos Cejusc's. O Juiz relatou que tem verificado maior número de presenças nas sessões de mediação e conciliação, em razão da comodidade que as pessoas encontram de poder participar da sua própria residência ou do seu ambiente de trabalho.




Malizia também relatou que em meio digital as pessoas estão se sentindo mais a vontade, mais seguras e que as sessões e círculos têm fluído de melhor maneira, resultando em encontros de maior qualidade e com número expressivo de entendimentos. 


Serviços oferecidos pelo Cejusc Pelotas: 

Com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade a ferramentas de diálogo para o tratamento de conflitos, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), unidade do Foro da Comarca de Pelotas, tem oferecido novos serviços à população: conciliação, mediação e círculos de paz virtuais.

Veja como funciona o serviço:

- Qualquer pessoa que queira buscar  a solução de um conflito, mesmo sem um processo em andamento, deve encaminhar a solicitação de tratamento do conflito virtualmente através do e-mail cejuscplt@tjrs.jus.br

- No e-mail devem constar dados como nome, RG, CPF, telefone para contato, e-mail, endereço, um resumo do caso e devem ser indicadas as pessoas  ou empresas que deverão ser convidadas ao diálogo. De preferência forneça os dados das outras pessoas e empresas envolvidas, como nome, endereço, e-mail, telefone.

- A partir do pedido, será designado um conciliador, mediador, ou um facilitador de justiça restaurativa para intermediar o diálogo por meio de reuniões virtuais,  com uso de plataformas virtuais que você pode acessar de seu computador ou celular.

- Obtido o acordo, ele será homologado pelo Juiz de Direito coordenador do Cejusc, ganhando força de título executivo judicial.

- Caso não seja obtida a solução do caso pelo diálogo, os interessados são orientados a buscar a resolução do conflito pela via da ação judicial.

- Para quem já possui processo em andamento de deseja buscar a solução por conciliação, mediação ou círculos de paz virtuais, basta fazer o pedido no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário