O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) Regional de Pelotas finalizou as atividades de 2021 com dados positivos que mostram crescimento de atendimentos e de acordos.
O CEJUSC Regional de Pelotas atende todos os municípios contemplados pela Comarca de Pelotas, ou seja: Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu. Além destes, também assiste Comarcas de outras cidades da região, como Pinheiro Machado, São Lourenço, Arroio Grande, Pedro Osório, Jaguarão, Piratini, Canguçu e Herval.
Em relação ao ano anterior, quando foram realizados 725 atendimentos, o ano de 2021 teve um aumento de quase três vezes na demanda do Centro.
No período entre fevereiro e dezembro de 2021 foram 2.140 atendimentos, sendo 370 sessões de mediação cível, 1.276 conciliações, 425 mediações familiares, 60 mediações empresariais e 9 sessões de superendividamento.
Foram realizadas 1.003 sessões onde todos os interessados estavam presentes, resultando em 260 entendimentos. Estão em andamento, neste momento, 451 atendimentos.
Desde 2011 o trabalho realizado pelo CEJUSC busca obter soluções autocompositivas e harmoniosas para conflitos, por meio de sessões que oportunizam o diálogo e a escuta ativa. Os atendimentos diminuem o tempo de espera dos conciliandos/mediandos e também reduzem a demanda do Poder Judiciário.
Veja como utilizar o serviço:
Qualquer pessoa pode solicitar mediação/conciliação, mesmo sem processo em andamento. Para isso basta acessar o site do TJRS (https://wls.tjrs.jus.br/methisweb/pre-atendimento?xx=123 ) e na aba “Triagem” selecionar a cidade de Pelotas.
No cadastro é necessário preencher dados como nome completo, RG, CPF e informações para contato, e é preciso indicar as pessoas ou empresas que deverão ser convidadas para a sessão. É fundamental que sejam fornecidos os dados dos solicitados, como nome completo e informações de contato.
Após o pedido ser cadastrado, será designado um conciliador ou mediador capacitado pelo TJRS para intermediar o diálogo.
As reuniões são realizadas virtualmente, por meio de plataformas on-line que podem ser acessadas por computador ou celular.
Em caso de entendimento, o termo de sessão é homologado pelo Juiz Coordenador do CEJUSC e passa a valer como título executivo judicial.
Em casos onde já existe processo em andamento é necessário que se faça um pedido de conciliação/mediação ao Juiz responsável.
Mais informações:
E-mail: cejuscplt@tjrs.jus.br
Telefone: (53) 3279-4900 ou (53) 99707-7627
Texto: Giorgia Ossanes - Assessoria de Comunicação do Foro da Comarca de Pelotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário