quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

DECISÃO JUDICIAL MANTÉM EMPREGOS EM PELOTAS

 

Foto: Gabriel Medeiros


O Juiz de Direito do 1° Juízo da 2° Vara Cível do Foro de Pelotas, Dr. Rodrigo Granato Rodrigues, manteve mais de setenta empregos devido à ação inovadora na Justiça denominada Falência Continuada, que mantém a empresa ativa sob a gestão da administração judicial, com o objetivo de vender a operação resguardando todos os postos de trabalho.


A empresa pelotense Graintek, fundada na década de 90, solicitou/pleiteou sua recuperação judicial em maio de 2019, porém em outubro de 2021 teve seu pedido negado em Assembleia Geral de Credores, todavia a empresa estava com a operação ativa e contava com cerca de 70 colaboradores.

Foto: Gabriel Medeiros

Analisando as atividades da empresa, a Administradora Judicial, Cainelli de Almeida Advogados, pleiteou à Justiça o pedido de Falência Continuada, uma vez que a empresa tinha condições de manter sua funcionalidade. 

Geralmente, acontece que o Juiz decreta falência, encerrando as atividades, arrecadando todos os bens para venda judicial, desligando todos os funcionários automaticamente.  Contudo o Poder Judiciário junto com o Ministério Público analisando profundamente o caso, acreditaram na proposta da Administradora Judicial projeto da empresa feito pelos credores e advogados, aceitando o pedido  ao pedido de Falência Continuada, afastando os seus gestores, e nomeando como gestora a administradora judicial, Cainelli de Almeida Advogados, visando manter a sua atividade. 


O administrador judicial, Dr. Fábio, agradeceu a parceria da gestão da empresa, os credores, funcionários e adquirentes pela confiança no trabalho da Administradora Judicial, o mesmo agradeceu especialmente o Dr. Rodrigo, sua assessora Mariana e todo o Poder Judiciário de Pelotas  que foram muito firmes e corajosos em decidir pela determinação da Falência Continuada dessa empresa. 

No dia 24/11, o Dr. Rodrigo Granato, deferiu o pedido de Falência Continuada e a empresa foi á leilão no dia 17/12/2021, a operação e o maquinário foram vendidos por R$ 5,8 milhões de reais, havendo a arrematação por valor significativo da avaliação negócio por parte da Holding BLK, fazendo com que a empresa constituinte, NutriCereais, substitua a antiga Graintek, porém foram impostos aos compradores a obrigação da recontratação determinado pela Justiça a recontratação de todos os funcionários da empresa e a garantia de seis meses de manutenção dos empregos. 


Foto: Gabriel Medeiros


"A confiança que o Dr. Rodrigo  depositou no Dr. Fábio, realmente foi algo fantástico, por ser algo não muito comum os pedidos de Falência Continuada. Essa conjunção permitiu que o Dr. Rodrigo, que é Juiz, acreditasse no nosso projeto" alegou o Dr. Júlio Almeida, advogado da Cainelli de Almeida Advogados

Os compradores da empresa assumiram-na no dia 10 de janeiro de 2021 e cumpriram com a obrigação de recontratar 100% dos funcionários.

"Essa compra foi essencial, principalmente para o pessoal que já estava trabalhando, é uma oportunidade nova para as famílias se manterem. Com essa empresa não ficamos desempregados e vamos poder ver aquele dinheiro que já estava dando quase como perdido, essa venda acarretou na solução desses problemas que não serão resolvidos de imediato, mas vai se resolver. Para nós tudo isso é positivo e vamos torcer agora e desejar todo o sucesso para a Nutricereais" reiterou o funcionário Luis Carlos 

Já para a funcionária Carina Bugres, a compra da nova empresa veio em boa hora, pois todos os funcionários corriam o risco iminente de demissão. "Eu tenho uma história aqui de 16 anos e nada melhor do que torcer que o melhor acontecesse para a nossa empresa. São dezenas de emprego que estavam em risco e graças a Deus enviaram para nossa empresa pessoas boas e do bem para ajudar nossa empresa, que conseguiram fazer o melhor por nós. Agradeço a todos, principalmente ao pessoal do jurídico." explicou a funcionária

Para o Juiz Diretor, Dr. Rodrigo Granato Rodrigues a operação final foi um sucesso. "Neste processo, após muito trabalho, conseguimos um resultado excelente na medida em que a atividade jurisdicional contribuiu para resguardar todos os interesses, principalmente o emprego dos trabalhadores, ainda mais durante uma pandemia que muitos prejuízos têm causado à população em geral." anunciou o Magistrado.

Texto: Gabriel Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário