São
tantas as situações que ocorrem em nosso dia a dia, que não
sabemos quando iremos necessitar da emergência. Essa
precaução levou a Direção do Foro da Comarca de Pelotas
ao propor um treinamento de Primeiros Socorros, que ocorreu nesta
terça-feira (13), com a parceria das funcionárias do Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Pelotas.
São
muitos os casos que prejudicam o atendimento diário do serviço,
pequenas situações que não necessitariam do SAMU. Atualmente, o
município possui 3 ambulâncias unidade básicas e uma unidade
avançada, para o atendimento de mais 300 mil habitantes. Então, se
a população possuísse uma noção de atendimento prévio e
verificação da gravidade da situação, facilitaria o serviço dos
profissionais da emergência.
A
atividade foi dirigida por Angelica Goulart Xavier e Juliana Ferrari
Allend, ambas são enfermeiras do SAMU. Com suas experiências as
profissionais puderam explanar as diversas situações que ocorrem
nos atendimentos emergenciais. Feito um atendimento prévio, é
possível diagnosticar a situação, antes de passá-la à
emergência. Primeiramente, deve-se verificar se a ocorrência é uma
emergência verdadeira, pois segundo Juliana "São muitos os
casos que perdemos de atender alguém que realmente está passando
mal, por conta de pessoas dissimulando um desmaio ou uma convulsão."
Após feita a primeira análise, através da conversa, e verificação
dos sinais vitais, criam-se informações que serão informadas à
emergência auxiliando o atendimento dos profissionais.
Também
foram demonstradas técnicas de primeiros socorros, para situações
de engasgamento e asfixia, para parada cardíaca e casos de convulsão
e desmaio. Estas técnicas podem ser exercidas enquanto a ajuda
profissional da emergência está a caminho. É essencial este
primeiro atendimento, podendo salvar a vida vítima, ou determinar a
quantidade de sequelas que suscitará nela.
O
evento contou com a presença de 30 pessoas, com representação de
vários cartórios e as Varas da instituição. O Diretor do Foro,
Dr. Marcelo Malizia Cabral prestigiou o treinamento, agradecendo as
profissionais que diversas vezes já prestaram socorro no prédio, se
dispuseram a vir e transmitir as experiências em casos de
emergência.
Para
o Diretor do Foro, o treinamento integra o objetivo da Direção do
Foro de prestar um atendimento de excelência à comunidade.
*Texto e imagens: Jefferson Perleberg Rubira (Estagiário de Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário