terça-feira, 31 de maio de 2016

FORO DE PELOTAS INAUGURA FEIRA ECOLÓGICA

A Direção do Foro da Comarca de Pelotas inaugurou projeto piloto de feira de produtos orgânicos na manhã desta terça-feira, 31 de maio.

A feira ecológica ocorrerá todas as terças-feiras, das 8h às 13h, no estacionamento do Foro, sendo aberta a toda a comunidade.

Habilitaram-se em seleção pública e restaram acolhidos como fornecedores nas feiras duas associações e dois produtores individuais, todos cadastrados e fiscalizados pela Comissão de Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

De acordo com o Juiz Diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, a feira ecológica tem por objetivo facilitar o acesso a produtos saudáveis de parte das pessoas que trabalham no Foro e daquelas que frequentam a instituição diariamente, propiciando-lhes uma melhor qualidade de vida, incentivando, ainda, a agricultura orgânica e familiar, já que todos os fornecedores integrantes do projeto são pequenos produtores rurais.

"Neste primeiro dia já percebemos que a proposta teve boa acolhida, pois grande número de servidores, advogados e também pessoas da comunidade compareceram à feira e adquiriram produtos saudáveis", comemorou Malizia.

 










Servidores e Advogados aproveitaram para comprar produtos naturais e saudáveis.
O projeto piloto foi idealizado e será coordenado pelo Assistente Social Judiciário Fernando Camps Alt, com o apoio da Direção do Foro.

Maiores informações podem ser obtidas no endereço eletrônico frpelotasjzdir@tj.rs.gov.br, pelo telefone (53) 32794900, ramal 1202 ou pessoalmente na Direção do Foro da Comarca de Pelotas, na Avenida Ferreira Viana, 1134.


Servidores Sérgio, Marília e Carmem aproveitaram para fazer as compras.
















segunda-feira, 23 de maio de 2016

CRIANÇAS E ADOLESCENTES RECEBEM AULA DE CIDADANIA NO FORO DE PELOTAS

A Direção do Foro da Comarca de Pelotas, RS, promoveu oficina sobre direitos, deveres, acesso à justiça e cultura da paz, bem como visita guiada às suas dependências para estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Cruz, que atende o bairro Santa Terezinha, em Pelotas, RS, na tarde da última segunda-feira, 23 de maio, no Salão do Tribunal do Júri.

Juiz Malizia saudou os estudantes e falou sobre a cultura da paz e sobre a missão do Poder Judiciário de promover a paz entre as pessoas.
A oficina sobre direitos, deveres, cidadania, acesso à justiça e cultura da paz foi conduzida pelo Juiz de Direito Diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, pelos servidores Luis Renato de Sousa Leal, Marília Reis Gonçalves, Fernando Camps Alt e Pablo Orcina Leonetti , bem como pelas mediadoras Vera Maria Corrêa e Marilaine Lascano Furtado Furmann, que discorreram sobre as atribuições do Poder Judiciário, o acesso à justiça e os meio de solução dialogada de conflitos.

“Cultivar a paz é saber perdoar, reconhecer o erro, respeitar os outros como eles são, pedir desculpas e fazer as pazes. Com essas reflexões realizadas em conjunto com as Escolas queremos contribuir para a construção de uma sociedade menos violenta” explicou Malizia.

A Direção da Escola agradeceu a preocupação do Poder Judiciário com a paz nas escolas e comunidades, concitando os alunos, professores e servidores e transformarem-se em agentes de construção da paz.

Após a oficina, os jovens conheceram as dependências e serviços do Foro, em visita guiada à Instituição.


Dezenas de estudantes participaram da atividade.
Fernando, Assistente Social Judiciário falou do trabalho da equipe técnica do Foro.

Contato – O atendimento no Foro da Comarca de Pelotas é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, blog forodepelotas.blogspot.com.br



ANIVERSARIANTES DO MÊS DE MAIO

A Direção do Foro gostaria de parabenizar todos os servidores aniversariantes do mês de maio.

Nome do Servidor


                Data de  Aniversário


BRUNA SOUTO GASTAL
19/mai


CLAIR MARIA SENHORIN
30/mai


DIOGO SILVEIRA GARCIA08/mai

EUGENIO CARLOS MONKS DA SILVA
25/mai

GISELDA MARIA LIMA DE OLIVEIRA
17/mai

HELENA BARZONI AZEVEDO
19/mai


IVANIR HOLZ
23/mai

KAROLINE SCHEER LINDEMANN
05/mai


LIDIA DIAS MAGALHAES19/mai


MARIA JUREMA GONÇALVES SOARES
02/mai


MOISES GOTUZZO MEIRELRD
14/mai

PATRICIA AMORIM DROCHNER
29/mai

PAULA BORGES MOREIRA02/mai


SILVANA LOPES BASTOS
27/mai


ZILEI BAES PEREIRA
18/mai


RONDA DA CIDADANIA REGISTROU 336 ATENDIMENTOS EM PELOTAS, RS

Na sua 49ª edição, o projeto Ronda da Cidadania oportunizou, no último sábado, 21/5, aos moradores dos bairros Seival, Caatinga, Pântano e Barão de Mauá, no Município de Pelotas, RS, a realização de documentos, informações e atendimento nas áreas de saúde, social e jurídica.

O evento foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, ocasião em que foram realizados 336 atendimentos, tanto na área da saúde, com verificação de pressão arterial, testes de glicose e informações sobre cuidados com a saúde, como nas áreas social, com informações e cadastramento no programa bolsa família, reconhecimentos de paternidade, recreação voltada ao público infantil e cortes de cabelo; jurídica, com orientações e emissão de documentos, como carteira de identidade e de trabalho, CPF e solicitação de certidões de nascimento.
As Rondas da Cidadania são uma realização do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e constituem feiras de serviços de utilidade pública, que buscam garantir a inclusão social e o amparo integral da justiça à parcela da população hipossuficiente, gratuitamente.
De acordo com a coordenador do projeto Ronda da Cidadania em Pelotas, magistrado Marcelo Malizia Cabral, “o número de atendimentos realizados, a acolhida da comunidade e a participação da população, garantiram o êxito do evento”.


Segundo a Diretora da Escola, Marília Lopes Sopeña, “a realização da Ronda na cidade constitui um grande auxílio prestado pelo Poder Judiciário e pelas instituições parceiras à comunidade”.

O Vereador Antônio Peres, representando a Câmara de Vereadores de Pelotas, saudou a iniciativa do Poder Judiciário, dizendo que pode ser traduzida como uma demonstração de responsabilidade social do Tribunal de Justiça do RS.
A solenidade de abertura contou com a presença do Grupo Escoteiro São Francisco de Assis, responsável pela guarda das bandeiras e com a apresentação da Banda do Quarto Batalhão da Polícia Militar de Pelotas.
Além dos parceiros do projeto, prestigiaram a solenidade de abertura o coordenador da Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, juiz Marcelo Malizia Cabral, o representante da Câmara de Vereadores de Pelotas, Vereador Antônio Peres, a Diretora da Escola, Marília Lopes Sopeña, representando todos os parceiros do Projeto, o titular do Registro Civil Jorge Luís Edon Figueiredo, as representantes dos servidores e colaboradores do Foro de Pelotas, Ieda Terezinha Morsch e Nara Regina Lima, além de professores, servidores da escola e líderes comunitários.
Na solenidade de abertura Juiz Malizia agradeceu e homenageou as 92 instituições parceiras do Projeto.

Banda da Brigada Militar abrilhantou o evento.

Ronda da Cidadania contou com grande participação da comunidade.


Confira os 336 atendimentos realizados –

- 43 solicitações de CPFs (Banco do Brasil);
- 100 encaminhamentos de confecções carteira de identidade (Instituto Geral de Perícias do RS);
- 18 encaminhamentos de solicitações de carteiras de trabalho (SINE);
- 25 certidões de nascimento, casamento e escritura pública (Registros Civis da Primeira e Segunda Zona);
- 3 informações (Tabelionato de Notas);
- 25 atendimentos/distribuições de material informativo (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas - CEJUSC);
- 15 verificações de pressão arterial e orientações de saúde (Escola Dimensão);
- 27 cortes de cabelo ( Escola de Cabeleireiros Nair Rosseli);
- 50 atendimentos de recreação (Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus);
- 30 atendimentos e informações ao público ofertadas por escoteiros (Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis);


CEJUSC recebeu vários pedidos de reconhecimento de paternidade.

Corte de cabelos foi um dos serviços mais procurados.


Banco do Brasil providenciou emissão de CPF.
Histórico - Iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com diversas instituições do Estado, o Projeto Ronda da Cidadania encontra-se em seu 15.º ano de atividades na Comarca de Pelotas. Neste período, foram realizadas 49 edições do evento, prestando-se atendimento a 63.080 pessoas e realizaram-se 847 casamentos em 22 cerimônias coletivas.

Contato – Mais informações sobre o Projeto Ronda da Cidadania podem ser obtidas no Foro da Comarca de Pelotas, de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, sala 706, 7.º andar, telefone 53-32794900, ramal 1735, e-mail pelrondacidadania@tj.rs.gov.br,  ou em seu blog rondadacidadania.blogspot.com.br

sexta-feira, 20 de maio de 2016

TJRS DOA EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA A ARROIO DO PADRE E MORRO REDONDO

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), por meio da Direção do Foro da Comarca de Pelotas, realizou a entrega de 20 computadores, 2 notebooks e 2 impressoras aos Municípios de Arroio do Padre e Morro Redondo.

As solenidades de entrega ocorreram na Prefeitura Municipal de Arroio do Padre, no último dia 19, e na Câmara Municipal de Vereadores de Morro Redondo, no dia 20/5.

As doações tiveram por objetivo qualificar as Instituições e Municípios que integram a Comarca com a destinação de equipamentos não mais utilizados pelo TJRS, além de demonstrar a solidariedade, a parceria e a responsabilidade social do Poder Judiciário para com os donatários.

De acordo com o Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, as doações integram uma série de ações com o objetivo de aproximar o Poder Judiciário da comunidade e de qualificar a prestação dos serviços da justiça na região sul.

Ao realizar a entrega dos donativos, Malizia agradeceu a sensibilidade do TJRS na destinação dos bens à Comarca e destacou outras ações do Poder Judiciário que também levam cidadania, dignidade, melhoria da qualidade de vida e pacificação social à comunidade da região sul, como o Projeto Ronda da Cidadania, a Campanha de Educação para a Paz, os Postos de Justiça Comunitária, a Campanha Drogas, caminho para o abismo, o Projeto Bons Vizinhos e o Projeto Pai Presentes, todos desenvolvidos pelo Foro da Comarca de Pelotas.

Para os Prefeitos de Arroio do Padre e Morro Redondo, Leonir Aldrighi Baschi e Rui Valdir Otto Brizolara,  as doações são de relevância para aprimorar os serviços prestados pelas Prefeituras, além de representarem importante demonstração de parceria e auxílio do Judiciário para com os Municípios da Comarca.

Presenças - As  solenidades de entrega dos equipamentos de informática contaram com a presença do Juiz Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, do Presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e Prefeito de Morro Redondo, Rui Valdir Otto Brizolara, do Vice-Prefeito de Morro Redondo, Diocélio Jaeckel, do Presidente da Câmara de Vereadores de Morro Redondo em exercício, Cláudio Antônio Melo da Silva, do Prefeito do Município de Arroio do Padre, Leonir Aldrighi Baschialém Secretários Municipais, Vereadores, servidores e representantes de entidades da região.
Juiz Malizia entregou equipamentos ao Prefeito de Arroio do Padre.


Juiz Malizia entregou equipamentos ao Prefeito, Vice e Presidente da Câmara de Morro Redondo.
Juiz Malizia com Prefeito, Vice, Vereadores e comunidade de Morro Redondo.


quinta-feira, 12 de maio de 2016

FORO DE PELOTAS CONFRATERNIZA E QUALIFICA SERVIDORES




Café e boa conversa esquentaram o início da manhã  no Foro de Pelotas
Mesa de café da manhã
A Direção do Foro de Pelotas reuniu magistrados, servidores, estagiários, trabalhadores terceirizados e colaboradores na manhã do último dia 11 de maio para atividade de confraternização e de formação continuada.

A atividade iniciou com um café da manhã comunitário às 8h30min, em que os próprios trabalhadores do Foro de Pelotas prepararam e ofertaram os alimentos que foram compartilhados e saboreados por todos, ocasião em que foram homenageados os aniversariantes do mês.


Logo após, os colaboradores do Foro participaram de palestra com a psicóloga judiciária Aline Vettorazzi, com o tema “Tipos de personalidade e relacionamento interpessoal”.

Psicóloga Aline mostrou possibilidades para a melhoria das relações interpessoais no ambiente de trabalho

A atividade compõe o Programa da Qualidade de Vida integrante do Programa de Gestão Compartilhada implantado no Foro de Pelotas, com a formação de grupos de trabalho temáticos propiciando a todos que opinem e participem da realização de ações em prol da melhoria da qualidade de vida e dos serviços ofertados à comunidade.

De acordo com o Juiz Diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, pretende-se com as ações propiciar um relacionamento mais próximo e fraterno entre as pessoas que trabalham no Foro e a melhoria na qualidade de vida de todos, o que resultará em maior eficiência e qualidade nos serviços prestados à comunidade.

Aniversariante de março









 


quinta-feira, 5 de maio de 2016

LIDERANÇAS DA ZONA SUL APRESENTAM REIVINDICAÇÕES AO TJRS

A Comitiva lotou o gabinete do Presidente do TJRS
 
 Uma comitiva formada por lideranças sociais e políticas da zona sul visitou o Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, na última quarta-feira, 4 de maio, em Porto Alegre, RS, com o objetivo de buscar melhorias no atendimento do Poder Judiciário na região.

Na pauta de reivindicações estavam a criação da Comarca de Capão do Leão, de um Registro de Imóveis no município, a ampliação das instalações do prédio do Foro e a destinação de um veículo à Comarca de Pelotas.

De acordo com o Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, que liderou o grupo, as reivindicações buscam uma melhor prestação dos serviços da justiça à comunidade da região.

Juiz Malizia entregou carta de reivindicações ao Desembargador Difini
 
Segundo Malizia, cerca de 5 mil processos que tramitam no Foro da Comarca de Pelotas envolvem pessoas residentes no Município de Capão do Leão, de modo que, caso acolhido o pleito, a Comarca de Capão do Leão já nasceria com um acervo que justificaria sua criação.
 
O Magistrado ainda destacou que o município conta com 25 mil habitantes e tem instalados em sua sede todos os serviços básicos de atendimento ao cidadão, com o que a criação da Comarca de Capão do Leão proporcionaria um atendimento mais próximo e qualificado à comunidade e ainda reduziria a demanda no Foro da Comarca de Pelotas, que poderia melhor atender a população.
 
Além disso, a destinação de veículo para a Comarca de Pelotas e a ampliação do prédio do Foro foram buscadas pois este não possui mais qualquer espaço para futura expansão dos serviços.
 
Segundo o Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, os pleitos são importantes e viáveis, sendo determinada a realização de um estudo para a verificação da possibilidade de seu atendimento.


   
Comitiva falou das necessidades da região sul

A comitiva foi liderada pelo Juiz Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral e contou com a participação do Juiz da Vara da Fazenda Pública de Pelotas, Luís Antônio SaudTeles, do Deputado Estadual Gilmar Sossela, do Presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e Prefeito de Morro Redondo, Rui Valdir Otto Brizolara, da Vice-Prefeita de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas, do Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Ademar Ornel, do Prefeito de Capão do Leão, Cláudio Luiz Schroder Vitória, da Presidente da Câmara de Vereadores do Capão de Leão, Nazi Medeiros, do Prefeito de Turuçu, Ivan Eduardo Sherdien, da Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pelotas, Paula Grill, , além vereadores e representantes de entidades da região.