A ação solidária de distribuição de refeições e mantimentos para a população de rua de Pelotas, fechou na tarde do último domingo (28), um total de 1050 refeições distribuídas. A iniciativa solidária que tem o objetivo de auxiliar pessoas em situação de rua, que já vem acontecendo desde o dia 19 de abril, agora contemplou com mais 120 kits parte da população de rua de Pelotas.
A ação é uma iniciativa dos Juízes da região sul de Pelotas que conta com o apoio de diversas pessoas e instituições.
Os kits são compostos por uma refeição, água, feitas, sobremesa, material informativo, máscara de proteção e sabonete.
Desde os últimos domingos, o grupo também tem realizado a distribuição de agasalhos, visto que com a chegada do inverno as temperaturas caem e afetam diretamente a população de rua.
A novidade da última ação foi a disponibilização do serviço de corte de cabelo, iniciativa que partiu do colaborador Sandro Barber e também atendimento jurídico prestado pela Universidade Católica de Pelotas.
De acordo com Juíza da 3ª Vara Cível de Pelotas, Dra. Fabiana Fiori Hallal, que também participou da ação, o momento foi de prestar auxílios àqueles que mais precisam em meio a pandemia. "É bom poder ajudar a minimizar o sofrimento de pessoas em condições de vulnerabilidade. Fizemos com muito carinho e cuidado" concluiu a Juíza.
Durante as ações dos últimos domingos, os voluntários receberam diversas solicitações referentes à confecção de documentos e com a ajuda dos Registros Civis de Pelotas, desde o último domingo está sendo possível realizar a entrega de certidões de nascimento. Na tarde de ontem, foi a vez do senhor Paulo Roberto obter a sua documentação.
O Juiz da 5ª Vara Cível, Dr. Felipe Fagundes, ressaltou a importância da ação e de sua continuidade nas próximas semanas. "Participar de uma ação tão nobre alenta nossos corações e mais do que tudo, propicia a incansável busca de sermos pessoas melhores e mais empáticas. Seguiremos em frente, na esperança de dias melhores”, afirmou o Magistrado.
Para o Dr. Igor Pavionelli, da Comarca de Piratini, que tem participado da ação desde o primeiro domingo, o sentimento em ajudar o próximo é de gratidão. "Foi bastante gratificante participar dessa corrente do bem, podendo ajudar, mesmo que de maneira singela, a levar um alimento para as pessoas que vivem nas ruas e estão enfrentando o novo coronavírus em situação de extrema dificuldade.", afirmou o Magistrado.
Ainda foram distribuídas como sobremesa, porções de doces, biscoitos e bergamotas. Os donativos são oriundos de doações realizadas ao longo da semana diretamente no Foro da Comarca de Pelotas.
Segundo o Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, a ação foi uma oportunidade única de distribuir não só alimentos, mas também amor e cuidado. O Magistrado ressaltou ainda que o grupo deseja continuar a ação nos próximos finais de semana.
A intenção do grupo é de prestar ainda outros auxílios a essa população não só em Pelotas mas também em cidades da região sul.
A ação solidária aos domingos é uma ação dos Magistrados da região sul do RS e conta com o apoio das seguintes instituições:
Ajuris - Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul
Exército Brasileiro
Carise Gastronomia Artesanal
Sanep Pelotas
Graphos Impressões
Servas Luteranas de Pelotas
Professor Carlos Humberto Marques Vieira
Casa de Carnes Nobre
Clara e Tadeu Nunes - Salão de Eventos São Sebastian
Professora Lúcia Muller
Adriana Jaekel - Ateliê dos Salgados
Cátia Vieira Sophia Nobre
Dr. Ederli Añaña
Rogéria Vonhausen
Registros Civis de Pelotas
Patrícia Reimers
Denize Hallal
Universidade Católica de Pelotas
Suzana Beiró Costa
Anelize Von Hausen Votto
Eraldo Pacheco Votto
Sandro Barber
Professora Letícia Duarte
Como ajudar?
Interessados em ajudar podem colaborar com alimentos, sabonetes, álcool em gel, máscaras, agasalhos e ração para pets. Os donativos podem ser entregues no estacionamento do foro, Avenida Ferreira Viana 1134.