quarta-feira, 19 de agosto de 2015

FORO DE PELOTAS HOMENAGEIA ESTAGIÁRIOS

Magistrado Mauro Peil Martins conversou com os estagiários contando suas vivências como estudante e como se preparou para o concurso público.

A Direção do Foro de Pelotas reuniu magistrados, servidores, trabalhadores terceirizados e colaboradores na tarde do último dia 17 de agosto para atividade de confraternização, homenagem e formação continuada em comemoração ao dia do estagiário.

Na abertura do evento, o Escrivão da Direção do Foro, Luis Renato Souza, falou em nome do Juiz Diretor, Marcelo Malizia Cabral, dando as boas-vindas a todos e dizendo da intenção da Direção de reconhecer a importância dos estagiários e dos serviços que prestam ao Poder Judiciário.

Logo após houve roda de conversa com o Juiz Mauro Peil Martins sobre a importância do estágio na vida profissional, quando testemunhou suas vivências como estagiário, juiz leigo e juiz de direito.

As psicólogas judiciárias Aline Vettorazzi  e Alexandra Guadagnin falaram sobre "Relacionamentos Interpessoais e Construção da Carreira".

Ao fim do encontro, os estagiários receberam bombons, cartões de homenagem e participaram de sorteio de brindes.

Psicólogas Aline e Alexandra deram dicas
de como aproveitar melhor o tempo de estudos.
A atividade compõe o Programa da Qualidade de Vida integrante do Programa de Gestão Compartilhada implantado no Foro de Pelotas, com a formação de grupos de trabalho temáticos propiciando a todos que opinem e participem da realização de ações em prol da melhoria da qualidade de vida e dos serviços ofertados à comunidade.


De acordo com o Juiz Diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, pretende-se com as ações propiciar um relacionamento mais próximo e fraterno entre as pessoas que trabalham no Foro e a melhoria na qualidade de vida de todos, o que resultará em maior eficiência e qualidade nos serviços prestados à comunidade.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

FORO DE PELOTAS REATIVA COMISSÃO MISTA

Juiz Diretor do Foro, Marcelo Malizia, abriu a reunião falando dos objetivos da Comissão Mista

A Direção do Foro de Pelotas reativou, na tarde da última quinta-feira, 14 de agosto, os trabalhos da Comissão Mista interinstitucional, com objetivo de aprimorar os trabalhos do sistema de justiça da Comarca.


Durante a reunião, as instituições presentes reiteraram a importância da retomada dos trabalhos da Comissão Mista, propiciando um ambiente permanente de diálogo e de construção conjunta de alternativas para a melhoria dos serviços prestados à comunidade pelo Poder Judiciário bem como pelas instituições parceiras.

Assuntos como a regulamentação da utilização do estacionamento do Foro, a entrega de materiais apreendidos no Foro, a necessidade de plantão permanente na Defensoria Pública, a necessidade da participação de advogados nos flagrantes, dentre outros, pautaram a reunião.

Também ficou definido que a Comissão Mista de Pelotas terá reuniões bimestrais, nas primeiras sextas-feiras dos meses pares, às 14 horas, na sala de reuniões do Foro de Pelotas.

Presenças
– A reunião foi presidida pelo Juiz Diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral e contou com a presença do Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Pelotas, Luis Antônio Jesus de Carvalho, da Coordenadora da Defensoria Pública do RS, Gabriela Rodrigues, da representante da Polícia Civil, Lisiane Mattarredona, da representante do Serviço de Assistência Judiciária da Universidade Católica de Pelotas, Anelize Maximila Correa, dos Magistrados Luis Antônio Saud Teles e Rodrigo Granato Rodrigues, além de escrivães e servidores do Foro de Pelotas.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

FORO DE PELOTAS INVESTE NA MELHORIA QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES

Juiz Malizia, Diretor do Foro de Pelotas, recepcionou os trabalhadores
 
A Direção do Foro de Pelotas reuniu magistrados, servidores, estagiários, trabalhadores terceirizados e colaboradores na manhã do último dia 12 de agosto para atividade de confraternização e de formação continuada.

Café da manhã comunitário abriu o encontro
A atividade iniciou com um café da manhã comunitário às 8h30min, em que os próprios trabalhadores do Foro de Pelotas prepararam e ofertaram os alimentos que foram compartilhados e saboreados por todos, ocasião em que foram homenageados os aniversariantes do mês.
Logo após, os colaboradores do Foro participaram de palestra com a nutricionista Priscila Meirelles, com o tema “Nutrir ou alimentar? As diferenças entre a qualidade dos alimentos que oferecemos ao nosso organismo”.

Nutricionista Priscila Meirelles deu dicas para uma alimentação saudável


A atividade compõe o Programa da Qualidade de Vida integrante do Programa de Gestão Compartilhada implantado no Foro de Pelotas, com a formação de grupos de trabalho temáticos propiciando a todos que opinem e participem da realização de ações em prol da melhoria da qualidade de vida e dos serviços ofertados à comunidade.

Homenagem aos aniversariantes do mês
De acordo com o Juiz Diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, pretende-se com as ações propiciar um relacionamento mais próximo e fraterno entre as pessoas que trabalham no Foro e a melhoria na qualidade de vida de todos, o que resultará em maior eficiência e qualidade nos serviços prestados à comunidade.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

FORO DE PELOTAS PRESTA HOMENAGEM À ADVOCACIA

Magistrados, Advogados, Servidores, Estagiários e Colaboradoes do Foro de Pelotas presentes na solenidade

O Foro de Pelotas está prestando diversas homenagens à advocacia na semana que marca o dia alusivo aos advogados, 11 de agosto.

Durante toda a semana as unidades do Foro estão ornamentadas com balões vermelhos e frases em reconhecimento à advocacia e também estão sendo distribuídos brindes e marcadores de texto aos advogados que visitam a Casa da Justiça.

As comemorações da semana alusiva aos advogados foram abertas na tarde desta segunda-feira, 10 de agosto, em solenidade que contou com a presença do Juiz Diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, do Coordenador Regional da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, Juiz Mauro Peil Martins, do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Pelotas, Luis Antônio Jesus de Carvalho, bem como do Vice-Presidente, Rafael Orlandi Bareño, da Secretária-Geral, Jaqueline Buttow Signorini, do Secretário-Geral Adjunto, Eduardo dos Santos Lopes e da Tesoureira, Paula Grill Silva Pereira, além de magistrados, advogados, servidores, estagiários e colaboradores do Foro de Pelotas.

O Magistrado Diretor do Foro, Marcelo Malizia Cabral, destacou a importância de se celebrar a data comemorativa aos advogados, visto que estes são os primeiros clientes do Foro e são os elos entre a sociedade e a Justiça. Falou, ainda, da dignidade da profissão dos advogados que têm a nobre missão de defender os direitos dos cidadãos.

Magistrado mais antigo da Comarca, José Antônio Dias da Costa Moraes (esq.), entregou bombons aos Presidente da Subseção da OAB de Pelotas, Luis Antonio Carvalho

Para o Presidente da Subseção de Pelotas da Ordem dos Advogados do Brasil, Luís Antônio Carvalho, a homenagem é muito positiva e demonstra a preocupação da Direção do Foro com a acolhida aos advogados. “São questões simples, como esta singela homenagem, que nos fazem sentir valorizados e motivados a seguir trabalhando pela cidadania e Justiça, sabendo do respeito mútuo e respaldo que temos aqui dentro”, declarou.


Durante a solenidade, a Diretoria da OAB/Pelotas recebeu simbolicamente os primeiros presentes que serão ofertados aos advogados.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A advocacia e sua essencialidade à dignidade humana


Neste mês de agosto quero render minhas mais sinceras homenagens a estes homens e mulheres que dedicam suas vidas a lutar pela realização dos direitos de seus semelhantes: os advogados.
No exercício da atividade de magistrado há vinte anos conheci e convivo diariamente com advogados que buscam diariamente, de modo transparente, profissional e com muita dignidade, alcançar aos indivíduos, seus clientes ou assistidos, os direitos proclamados pela Constituição e pelas Leis da República.
Os advogados acolhem as pessoas em situação de dor, de desespero, de desesperança, de desilusão, pessoas agredidas, fragilizadas, desrespeitadas. Ouvem, estudam suas situações jurídicas, seus casos e procuram, por meio do direito, devolver-lhes ou alcançar-lhes o que lhes foi usurpado, a paz, a esperança, a dignidade.
Pelas mãos de valorosos advogados testemunhei crianças serem salvas de situações de violência, o meio ambiente ser preservado, idosos recuperarem a possibilidade de viver em condições mínimas de humanidade, trabalhadores receberem seus direitos, consumidores alcançarem um produto ou serviço que lhe fora prometido, filhos reaverem o direito de conviver com seus pais e de se alimentarem dignamente.
Também pelo labor de bons advogados presenciei seres humanos em situação de vulnerabilidade ter sua moradia respeitada, obter direito à educação pública para seus filhos, conseguir realizar uma cirurgia, obter um medicamento ou um tratamento para a garantia de sua vida e saúde.
Presenciei, igualmente, pelo ofício de nobres advogados, vítimas de crimes obterem a reparação dos danos sofridos, inocentes livrarem-se de uma prisão injusta e, de outro lado, também por seu trabalho, presenciei a busca e a consecução da punição de criminosos.
Exatamente por estes e por outros tantos fatos que poderia relatar em infindáveis linhas, posso afirmar com toda a certeza e serenidade que os advogados são essenciais não apenas à administração da justiça, como apregoa a Lei Maior, mas são imprescindíveis à dignidade humana.
Merecedores, deste modo, de toda a reverência e homenagem, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por meio da Direção do Foro da Comarca de Pelotas, está organizando uma série de atividades com o objetivo de destacar e reconhecer a relevância deste profissional que defende nossos direitos, nossa honra, nossa dignidade, nossa vida.
Peço licença para encerrar com palavras de Ruy Barbosa, patrono dos advogados: “Advogado, afeito a não ver na minha banca o balcão do mercenário, considero-me obrigado a honrar a minha profissão como um órgão subsidiário da justiça, como um instrumento espontâneo das grandes reivindicações do direito, quando os atentados contra ele ferirem diretamente, através do indivíduo, os interesses gerais da coletividade."
A estes advogados, meu respeito, admiração e gratidão.


Marcelo Malizia Cabral, Juiz de Direito Diretor do Foro de Comarca de Pelotas, RS – maliziacabral@gmail.com