Na tarde de ontem (1), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), completou 10 anos de criação. A data foi celebrada em um encontro on-line que reuniu facilitadores de justiça restaurativa, conciliadores, mediadores, servidores do Foro de Pelotas e demais convidados.
A celebração foi iniciada com a apresentação de vídeo expondo a trajetória do CEJUSC Pelotas e todos os marcos importantes para o crescimento do Centro. “A história do CEJUSC é de muito trabalho, feita por muitas mãos. São muitas pessoas que se dedicaram à causa da pacificação social, do diálogo, da harmonia entre as pessoas, do afeto e da escuta ativa. É com muita alegria que comemoramos os dez anos do primeiro CEJUSC do interior do estado", disse o Juiz Coordenador do Centro, Dr. Marcelo Malizia Cabral.
Usando ferramentas de círculos de construção de paz, o Magistrado solicitou aos participantes que partilhassem lembranças boas destes dez anos de história do CEJUSC Pelotas. Um dos momentos destacados foi do último ano, quando o CEJUSC Pelotas passou a coordenar um setor de abrangência regional, o CEJUSC do Cidadão On-line, que aproxima várias cidades do Rio Grande do Sul.
Dr. Paulo Roberto Gentil Charqueiro, parceiro desde o surgimento do CEJUSC destacou o prestígio e relevância do setor para a população. “A existência do CEJUSC já está consolidada, é uma realidade reconhecida pela comunidade e é isso que quero comemorar com todos.”.
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Márcio Facin, falou sobre a importância de os servidores da sociedade estarem dispostos a construir a paz. “Um segmento do Judiciário como o CEJUSC merece ser saudado, porque é um setor público que trata da paz, da conciliação e da cidadania, tópicos que têm muita relevância no cenário da nossa sociedade. Vida longa ao CEJUSC, desejo muitas soluções de conflitos e muita paz.”.
A Coordenadora do CEJUSC de Santa Cruz do Sul, Dra. Josiane Caleffi Estivalet, falou sobre a parceria com o CEJUSC Pelotas. “O CEJUSC Santa Cruz é o irmão mais jovem do CEJUSC Pelotas. Nós completamos 8 anos e no nosso início nós nos socorremos no irmão mais velho, assim como em uma família. Então quero agradecer por essa parceria que nós sempre tivemos. Tenho muito orgulho de poder contar com uma equipe de mediadores como esta. Eu sempre digo que nós somos os guardiões de um saber, guardiões da conciliação e da mediação, os guardiões da justiça restaurativa.”
Os colaboradores do CEJUSC Pelotas dividiram momentos especiais em busca da resolução de conflitos em mediações e conciliações. Luiz Henrique Carrasco, mediador em formação, falou sobre seus anos de trabalho em balcões do judiciário e destacou os aspectos positivos de haver uma ferramenta como o CEJUSC no Poder Judiciário. “Vivi em um balcão do judiciário por 30 anos e ali vi os mais diversos conflitos cíveis e criminais, mas quando a gente entra na sala de mediação, percebemos que muitas vezes as situações se amenizam quando as pessoas podem falar livremente.”.
Zeneide Aguiar, colaboradora do CEJUSC Pelotas há sete anos, ressaltou pontos que presenciou em sua experiência, como o acolhimento, amor, interesse pelas pessoas, atenção e “olho no olho”. “No CEJUSC não vi burocracia. Nós seguimos um protocolo, mas se tivéssemos que pegar o telefone para intermediar e ajudar uma pessoa, se fazia.”, relatou.
Em um momento de muita emoção durante a celebração, Dr. Marcelo Malizia Cabral entregou uma portaria de louvor em homenagem à dedicação e ao trabalho prestado para Marília Gonçalves, servidora responsável pelo CEJUSC, Gabrielle Freire e Matheus Bastos, estagiários do setor.
Marília, há nove anos no CEJUSC Pelotas contou sobre a alegria de fazer parte do Centro e ver todos os resultados positivos na vida das pessoas. “A cada ano que passa notamos que o CEJUSC está melhorando mais. É uma satisfação participar desta equipe. Nós só conseguimos resultados em razão do empenho de todos. Toda a equipe está de parabéns por esta data!”.
Em seu depoimento, Gabrielle contou sobre a redação que escreveu em uma das etapas do processo seletivo para o estágio no CEJUSC Pelotas. Relacionando o Centro com o personagem do filme Alice no País das Maravilhas, o Coelho, que é lembrado por estar sempre apressado, ela identificou o CEJUSC como um momento de calmaria em meio a rotina diária, onde as pessoas podem respirar fundo e pensar sobre os conflitos. “A gente vê muitas vezes que a pessoa está brigando processualmente por uma questão que conversando dá pra resolver. Às vezes as pessoas só querem ser ouvidas. Eu já acreditava no CEJUSC antes, mas agora, vendo todos os dias, acredito muito mais.”
Sobre o CEJUSC:
O CEJUSC trabalha com conciliações e mediações, promovendo desde 2011 a solução de conflitos através do diálogo. O trabalho realizado pelo CEJUSC, tanto pré-processual quanto processual, busca obter soluções autocompositivas e harmoniosas para conflitos, diminuindo o tempo de espera dos conciliandos/mediandos e também diminuindo a demanda do Poder Judiciário.
O CEJUSC Pelotas atende todos os municípios contemplados pela Comarca de Pelotas, ou seja, Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu. Além disso, também assiste Comarcas de outras cidades da região, como Pinheiro Machado, São Lourenço, Arroio Grande, Pedro Osório, Jaguarão, Piratini, Canguçu e Herval.
O Centro ainda promove, juntamente ao Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral (coordenador do CEJUSC) atividades de justiça restaurativa em Pelotas e região.
Endereço: Foro da Comarca de Pelotas, RS. Avenida Ferreira Viana, nº 1134. Sala 411, 4º andar.
E-mail: cejuscplt@tjrs.jus.br
Telefone: (53) 3279-4900 ou (53) 99707-7627
Texto: Giorgia Ossanes - Assessoria de Comunicação do Foro da Comarca de Pelotas