sexta-feira, 31 de julho de 2020

FORO DE PELOTAS REALIZA DOAÇÃO DE AGASALHOS E ALIMENTOS PARA CÁRITAS ARQUIDIOCESANA DE PELOTAS


Na tarde dessa sexta-feira (31), a representante da instituição Cáritas Pelotas, Manoela Vieira Neutzling,  esteve presente no Foro da Comarca de Pelotas para fazer o recebimento de donativos. Respeitando todas as orientações dos órgãos de saúde, foram doados ao todo 20 mini cestas básicas e aproximadamente 200 peças de roupas, entre agasalhos e calçados.

Os mantimentos são oriundos da campanha de arrecadação de alimentos, na qual o Foro de Pelotas está inserido desde o dia 30 de março (confira aqui a notícia completa).


Para o Juiz de Direito Dr. Felipe Marques Dias Fagundes, que esteve presente na entrega dos donativos, auxiliar instituições como a Cáritas Pelotas é um ato positivo e de grande importância para a comunidade.  "É uma honra representar a Direção do Foro em tão nobre evento. A Cáritas Arquidiocesana de Pelotas realiza um trabalho exemplar, atendendo diversas famílias em situação de vulnerabilidade, e constitui obrigação do Poder Judiciário se aproximar da sociedade e auxiliar trabalhos sociais dessa natureza, o que fazemos com enorme prazer".

De acordo com o Juiz Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, o Poder Judiciário está fazendo todo o possível para o enfrentamento da Covid-19.

“É momento de união, de solidariedade, e o Poder Judiciário emprestará todo o apoio à comunidade, agora em especial às pessoas que estão sem trabalho, sem renda e que precisam de alimentos e itens de higiene”, concluiu.


Segundo Manoela, representante da instituição beneficiada, os donativos devem ser repassados para as famílias em situação de vulnerabilidade social que são atendidas pela Cáritas Pelotas. 

O que é a instituição Cáritas Pelotas? 

A Cáritas está presente nos cinco continentes atuando em 200 países e territórios. A Cáritas Brasileira foi criada em 1956 como organismo de Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e entidade de assistência social. Está presente em todas as regiões do país através de 12 regionais e 173 entidades-membro. No Regional Rio Grande do Sul, a ação da Cáritas está presente, com atuação direta em todas as regiões do Estado. Trata-se de uma rede de pessoas organizadas em grupos, comunidades, paróquias, municípios, regiões, que contribuem para a vivência da solidariedade, construção da cidadania e fortalecimento da democracia e da organização popular, em vista de uma sociedade justa e solidária.


Como ajudar?

A campanha de arrecadações de alimentos e produtos de higiene segue no Judiciário Pelotense. Os interessados em ajudar, podem entregar os donativos diretamente na guarita do estacionamento do Foro da Comarca de Pelotas.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

DIRETOR DO FORO ENTREGA MOÇÃO DE AGRADECIMENTO À 8ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


Na tarde dessa quinta-feira (30), o Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, esteve reunido com Senhor General de Brigada André Laranja Sá Corrêa nas dependências da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro.

O encontrou marcou a entrega de uma Moção de Agradecimento do Foro de Pelotas para a 8ª BIMtz pelos serviços prestados à comunidade em colaboração com o Judiciário. Semanalmente, integrantes do 9° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro unem-se aos voluntários da ação "Domingo Solidário" e entregam cerca de 150 refeições para a população de rua de Pelotas.


O General de Brigada André Laranja Sá Corrêa agradeceu o reconhecimento e reafirmou a parceria do Exército Brasileiro com o Poder Judiciário. Em referência ao Dia do Soldado, comemorado no dia 25 de agosto, o Exército deve se juntar aos voluntários da ação "Domingo Solidário" e ofertar serviços de cortes de cabelo, cuidados à saúde e confecção de documentos para a população de rua.


Acompanhado do Diretor da Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Magistrado José Roberto Lopes, colaborador do "Domingo Solidário", o Diretor do Foro afirmou que a 8ª BIMtz tem sido uma grande parceira do Poder Judiciário em diferentes frentes, desde projetos como a "Ronda da Cidadania" onde a instituição disponibiliza serviços de segurança, saúde e infraestrutura, até mesmo com a medição de temperatura para ingresso no Foro de Pelotas que está sendo realizada por soldados do 9° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro.


Ao fim do encontro os Magistrados foram presenteados pelo General Sá Corrêa com o brasão da 8ª BIMtz e pelo Padre Fabiano, Capelão da Brigada, com o livro “Pão Diário”, edição Militar.



O que é o Domingo Solidário?

A ação titulada como "Domingo Solidário", distribui refeições e mantimentos para a população de rua de Pelotas desde o dia 19 de abril desse ano. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar pessoas em situação de rua, principalmente em tempos de pandemia, e atualmente já distribuiu cerca de 1640 refeições.

Como fazer para ajudar?

Interessados em ajudar podem colaborar com alimentos, sabonetes, álcool em gel, máscaras, agasalhos e ração para pets. Os donativos podem ser entregues no estacionamento do Foro, Avenida Ferreira Viana 1134.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

TJRS APRIMORA CEJUSC VIRTUAL PARA ATENDER A POPULAÇÃO


A conciliação e a mediação, métodos autocompositivos de resolução de conflitos, podem ser feitos de forma rápida e segura pelo portal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. É pelo CEJUSC do Cidadão online.
A solicitação pode ser feita de qualquer localização, de forma totalmente virtual. O pedido é na modalidade pré-processual, quando não existe processo na Justiça.
O atendimento ocorre pelos sistemas Methis e webex, de videoconferências, que recebeu diversas melhorias, realizadas pela Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça (DITIC). Basta acessar o link:
Após é só escolher entre as opções Pessoa Jurídica ou Pessoa Física. Ao escolher a opção Pessoa Física, é preciso selecionar se quer a sessão virtual. O próximo passo é optar pelo CEJUSC online do Cidadão e escolher uma das alternativas disponíveis: conciliação, mediação cível, superendividamento ou mediação familiar. A partir daí, apresentar os participantes, documentos e fazer o agendamento.
Para o Juiz de Direito Marcelo Mailizia Cabral, Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, “a nova ferramenta surge a partir da necessidade de se ampliar as portas de acesso à justiça, especialmente em tempos de pandemia. Com o lançamento do serviço, o que se aproxima, qualquer cidadão poderá fazer seu pedido de conciliação ou mediação por meio virtual e também participar das sessões por meio digital. Com isso, ofertaremos um serviço de autocomposição rápido, seguro e eficiente a toda comunidade gaúcha”.
Além da virtualização dos serviços judiciais realizados no âmbito do eproc, para o processo eletrônico, a DITIC está investindo no sistema Methis com foco na parte pré-processual. “São melhorias e novas tecnologias que permitem o acesso do cidadão de forma remota e garante toda a segurança e comunicação necessárias. O CEJUSC virtual é uma grande novidade e será muito útil”, garante o Diretor da DITIC, Antonio Braz.


CEJUSC-EMPRESARIAL
As mediações empresariais, que ganharam grande relevância neste momento de crise, diante da pandemia, também têm uma plataforma no sistema Methis. O CEJUSC-EMPRESARIAL foi instalado no dia 19/6 e promove, em ambiente presencial ou virtual, as mediações coletivas ou individuais relacionadas às questões envolvendo o Direito Empresarial, especialmente no que se refere aos Direitos Societário e da Insolvência, no âmbito pré-processual e processual.
O 3º Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Ney Wiedemann Neto, acredita que o novo serviço de mediação empresarial que o TJRS está disponibilizando é de grande importância neste momento, pois proporciona o seu uso por todas as empresas e empresários com atividades no estado, já que funciona em modo virtual. “Através de plataforma de acesso pela internet, o interessado poderá solicitar a atuação do mediador judicial para o agendamento de sessão por sistema de videoconferência, estabelecendo o diálogo com sócios da empresa ou credores. Trata-se de sistema inovador que proporcionará o acesso aos métodos alternativos de solução de conflitos, de modo célere, eficaz e com baixo custo. Nesse momento de pandemia, houve o agravamento da situação econômica e financeira de muitas empresas. Com esse serviço, o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul oferece sua contribuição para ajudar na recuperação da atividade econômica do estado”, afirma o Desembargador.
Reprodução: Ascom TJRS

MEDIAÇÃO ONLINE RESOLVE INVENTÁRIO QUE TRAMITAVA HÁ 8 ANOS NO FORO DE PELOTAS


O Foro da Comarca de Pelotas, por meio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), realizou na manhã dessa quarta-feira (29) uma sessão de mediação virtual em um processo de inventário. 

A sessão de mediação foi conduzida por Vanessa Silva, mediadora do TJRS. Toda a sessão foi realizada em ambiente virtual. Após quatro horas de diálogo os interessados que participavam de um processo de inventário em andamento há  oito anos chegaram a um acordo quanto à divisão do patrimônio. O processo tramitava na 2ª Vara de Família do Foro de Pelotas.

De acordo com a mediadora Vanessa Silva, depois de muito diálogo, negociação e ligações foi possível chegar a um entendimento. "Mesmo com problemas de conexão conseguimos construir um entendimento de interesse e vontade dos envolvidos no processo."

Para o Coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania, Dr. Marcelo Malizia Cabral, "é motivo de grande alegria ver o tratamento das questões ligadas às famílias, ocorrendo no ambiente virtual, porque mesmo em tempos de isolamento podemos prosseguir ajudando a comunidade a resolver seus conflitos". afirmou o Magistrado.

Veja como utilizar o serviço:

- Qualquer pessoa que queira buscar  a solução de um conflito, mesmo sem um processo em andamento, deve encaminhar a solicitação de tratamento do conflito virtualmente através do e-mail cejuscplt@tjrs.jus.br

- No e-mail devem constar dados como nome, RG, CPF, telefone para contato, e-mail, endereço, um resumo do caso e devem ser indicadas as pessoas  ou empresas que deverão ser convidadas ao diálogo. De preferência forneça os dados das outras pessoas e empresas envolvidas, como nome, endereço, e-mail, telefone.

- A partir do pedido, será designado um conciliador, mediador, ou um facilitador de justiça restaurativa para intermediar o diálogo por meio de reuniões virtuais,  com uso de plataformas virtuais que você pode acessar de seu computador ou celular.

- Obtido o acordo, ele será homologado pelo Juiz de Direito coordenador do Cejusc, ganhando força de título executivo judicial.

- Caso não seja obtida a solução do caso pelo diálogo, os interessados são orientados a buscar a resolução do conflito pela via da ação judicial.

- Para quem já possui processo em andamento de deseja buscar a solução por conciliação, mediação ou círculos de paz virtuais, basta fazer o pedido no processo.

AÇÃO SOLIDÁRIA DE DISTRIBUIÇÃO DE REFEIÇÕES CONTINUA NO PRÓXIMO DOMINGO


No próximo domingo (02), deve acontecer a 15ª edição da ação solidária de entrega de refeições e kits de higiene a moradores de rua da cidade de Pelotas. A iniciativa que vem acontecendo desde o dia 19 de abril já distribuiu cerca de 1640 kits completos, compostos por uma refeição, água, kit de higiene pessoal e material informativo.



As ações têm contado com a colaboração de diversos voluntários, parceria que tem resultado na disponibilização do serviço de cortes de cabelo e emissão de certidões de nascimento para a população em situação de rua de Pelotas.


Além dos kits já tradicionais, desde as últimas ações os voluntários distribuem também máscaras de proteção, álcool em gel, agasalhos, sobremesa e frutas. Os donativos são oriundos de doações realizadas diretamente no estacionamento do Foro de Pelotas. Também deve haver o fornecimento de ração para as pessoas que possuem animais de estimação.


A atividade está prevista para acontecer a partir das 11h do próximo domingo, quando os Magistrados e voluntários juntamente do Exército Brasileiro devem sair do estacionamento do Foro da Comarca de Pelotas e percorrer diversas ruas do município.


A intenção do grupo é de prestar ainda outros auxílios a essa população não só em Pelotas mas também em cidades da região sul.


A ação solidária aos domingos é uma ação dos Magistrados da região sul do RS e conta com o apoio das seguintes instituições:

Ajuris - Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul

Exército Brasileiro 

Carise Gastronomia Artesanal 

Sanep Pelotas

Graphos Impressões

Servas Luteranas de Pelotas

Professor Carlos Humberto Marques Vieira

Casa de Carnes Nobre 

Clara e Tadeu Nunes - Salão de Eventos São Sebastian

Professora Lúcia Muller

Adriana Jaekel - Ateliê dos Salgados

Cátia Vieira Sophia Nobre

Roberta Zanin

Dr. Ederli Añaña

Dra. Maria Regina Freitas

Dra. Fabiana Soares

Diogo Cassal - Jornal do Laranjal

Rogéria Vonhausen

Registros Civis de Pelotas 

Patrícia Reimers

Denize Hallal

Universidade Católica de Pelotas

Suzana Beiró Costa

Anelize Von Hausen Votto

Eraldo Pacheco Votto

Sandro Barber

Professora Letícia Duarte

Clube Centro Portugês

Projeto Remar para o Futuro

União Gaúcha João Simões Lopes Neto

Vinícius Bistrô 

SPAN - Sociedade Pelotense de Auxílio aos Necessitados

Dra. Patrícia Batista 

Barbeiro Iuri Halfen Fernandes

Josapar

Sharon Garcia Dias

Maria Tereza Cunha Garcia Dias

Projeto Multiplicar e Dividir - Professora Nadja Dias da Costa - IFSUL

Dr. Luciano Lessa

José Francisco Conceição


IFSul Campus Pelotas


Hortifrutigranjeiros Baschi

Guilherme Schaun - Cockatoo Creperie

Anderson Gonçalves Garcia

Paróquia Santo Antônio do Laranjal

Prefeitura Municipal de Pelotas - Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS)

Academia Gustavo Antunes


Como ajudar?

Interessados em ajudar podem colaborar com alimentos, sabonetes, álcool em gel, máscaras, agasalhos e ração para pets. Os donativos podem ser entregues no estacionamento do foro, Avenida Ferreira Viana 1134.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

DOMINGO SOLIDÁRIO DISTRIBUI MAIS 160 REFEIÇÕES PARA A POPULAÇÃO DE RUA DE PELOTAS


A ação titulada como "Domingo Solidário" que distribui refeições e mantimentos para a população de rua de Pelotas, manteve sua continuidade na tarde do último domingo (26). Ao todo já foram distribuídas um total de 1640 refeições. A iniciativa solidária que tem o objetivo de auxiliar pessoas em situação de rua, teve início no dia 19 de abril desse ano, e na tarde de ontem contemplou com mais 160 kits parte da população de rua de Pelotas.


A ação é uma iniciativa dos Juízes da região sul do estado que conta com o apoio de diversos voluntários e instituições parceiras.


Os kits geralmente são compostos por uma refeição, água, frutas, sobremesa, material informativo, máscara de proteção e sabonete. 


Para o Dr. Igor Pavionelli, da Comarca de Piratini, que tem participado da ação desde o primeiro domingo, o sentimento em ajudar o próximo é de gratidão. "Foi bastante gratificante participar dessa corrente do bem, podendo ajudar, mesmo que de maneira singela, a levar um alimento para as pessoas que vivem nas ruas e estão enfrentando o novo coronavírus em situação de extrema dificuldade.", afirmou o Magistrado.


Desde as últimas ações, o grupo também tem realizado a distribuição de agasalhos e cobertores, visto que com a chegada do inverno as temperaturas caem e afetam diretamente a população de rua. 


O Juiz da 5ª Vara Cível, Dr. Felipe Fagundes, ressaltou a importância da ação e de sua continuidade nas próximas semanas. "Participar de uma ação tão nobre alenta nossos corações e mais do que tudo, propicia a incansável busca de sermos pessoas melhores e mais empáticas. Seguiremos em frente, na esperança de dias melhores”, afirmou o Magistrado.


Além dos donativos, desde os últimos domingos a novidade tem sido a disponibilização do serviço de corte de cabelo, iniciativa que partiu do colaborador Alex Sandro e que agora conta com o auxílio do barbeiro Iuri Fernandes. 


A realização de certidões de nascimentos, serviço disponibilizado de forma voluntária pelos Registros Civis de Pelotas, também teve continuidade.


De acordo com Juíza da 3ª Vara Cível de Pelotas, Dra. Fabiana Fiori Hallal, que também participou da ação, o momento foi de prestar auxílios àqueles que mais precisam em meio a pandemia. "É bom poder ajudar a minimizar o sofrimento de pessoas em condições de vulnerabilidade. Fizemos com muito carinho e cuidado" concluiu a Juíza.


Ainda foram distribuídas como sobremesa, porções de doces e frutas. Os donativos são oriundos de doações realizadas ao longo da semana diretamente no Foro da Comarca de Pelotas. 


Além dos alimentos, foram fornecidas também doses de ração para as pessoas que possuem animais de estimação.

Segundo o Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, a ação foi uma oportunidade única de distribuir não só alimentos, mas também amor e cuidado. O Magistrado ressaltou ainda que o grupo deseja continuar a ação nos próximos finais de semana.


A intenção do grupo é de prestar ainda outros auxílios a essa população não só em Pelotas mas também em cidades da região sul.


A ação solidária aos domingos é uma ação dos Magistrados da região sul do RS e conta com o apoio das seguintes instituições:

Ajuris - Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul

Exército Brasileiro 

Carise Gastronomia Artesanal 

Sanep Pelotas

Graphos Impressões

Servas Luteranas de Pelotas

Professor Carlos Humberto Marques Vieira

Casa de Carnes Nobre 

Clara e Tadeu Nunes - Salão de Eventos São Sebastian

Professora Lúcia Muller

Adriana Jaekel - Ateliê dos Salgados

Cátia Vieira Sophia Nobre

Roberta Zanin

Dr. Ederli Añaña

Dra. Maria Regina Freitas

Dra. Fabiana Soares

Diogo Cassal - Jornal do Laranjal

Rogéria Vonhausen

Registros Civis de Pelotas 

Patrícia Reimers

Denize Hallal

Universidade Católica de Pelotas

Suzana Beiró Costa

Anelize Von Hausen Votto

Eraldo Pacheco Votto

Alex Sandro -  Barbearia Sandro Barber

Barbeiro Iuri Halfen Fernandes

Professora Letícia Duarte

Clube Centro Português

Projeto Remar para o Futuro

União Gaúcha João Simões Lopes Neto

Vinícius Bistrô 

SPAN - Sociedade Pelotense de Auxílio aos Necessitados

Dra. Patrícia Batista 

Josapar

Sharon Garcia Dias

Maria Tereza Cunha Garcia Dias

Projeto Multiplicar e Dividir - Professora Nadja Dias da Costa - IFSUL

Dr. Luciano Lessa

José Francisco Conceição

Mara Karam Conceição

IFSul Campus Pelotas

Hortifrutigranjeiros Baschi

Guilherme Schaun - Cockatoo Creperie

Anderson Gonçalves Garcia

Paróquia Santo Antônio do Laranjal

Como fazer para ajudar?

Interessados em ajudar podem colaborar com alimentos, sabonetes, álcool em gel, máscaras, agasalhos e ração para pets. Os donativos podem ser entregues no estacionamento do foro, Avenida Ferreira Viana 1134.

Confira mais imagens: