O diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, foi convidado a integrar um Fórum temático, na 27º edição da Fenadoce. O evento se realizou durante a tarde desta quinta-feira (13) em um dos auditórios do Centro de Eventos da Fenadoce e abordou o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. O Diretor do Foro além de representar o Poder Legislativo Pelotense, também falou em nome da Presidência da Associação dos Juízes do RS (AJURIS).
Na abertura do Fórum, além do diretor do Foro de Pelotas, compuseram a mesa outras autoridades do município, como o secretário Luiz Eduardo Longaray, e como representante do estado do RS, também participou do evento o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini.
|
O Fórum abordou o tema da violência contra a pessoa idosa
(Foto: Jefferson Perleberg) |
Direitos da Pessoa Idosa:
Durante o painel "Direitos da Pessoa Idosa", Dr. Marcelo Malizia destacou o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) que busca a prevenção à violência contra o Idoso, através de ações de conscientização das pessoas e atividades de educação e solidariedade para toda a comunidade.
|
(Foto: Jefferson Perleberg) |
O magistrado ainda apontou questões relacionadas aos processos no Judiciário envolvendo pessoas idosas, "Hoje em pelotas nós temos mais 4 mil processos com alguma parte idosa, eu penso que essa deveria ser a primeira tarefa de todos nós, porque os idosos precisam a resolução destes processos" destacou o juiz. Dr. Macelo ainda complementou: "Se valoriza mais uma pessoa por ela ter a capacidade de produzir, mais do que a própria pessoa em si, então os idosos acabam sendo excluídos por muitas vezes não conseguirem produzir mais".
Outro problema social preocupante, com questões legais e jurídicas graves, é o abandono da pessoa idosa. E o endividamento nessa faixa etária, foi pautado por grupos de estudos socio-econômicos da Região Sul que destacaram Pelotas como município com maior número de idosos com dívidas.
Abertura Oficial da 27º da Fenadoce:
|
(Foto: Volmer Peres) |
Após o término dos paineis, deu-se início na Cidade do Doce, a abertura oficial da 27º edição da feira. A cerimônia contou com dezenas de autoridades, além da presença do Governador do Estado, Eduardo Leite, da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, parlamentares da região e representando o poder judiciário pelotense, participou do evento o juiz de direito Dr. Marcelo Malizia Cabral.
Os convidados após a solenidade ainda participaram de um coquetel e acompanharam dentro da Fábrica de doces, os processos de confecção de alguns doces tradicionais pelotenses, agora, patrimônios imateriais reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
|
(Foto: Jefferson Perleberg) |
Texto: Jefferson Perleberg Rubira