Com satisfação e alegria o Foro da Comarca de Pelotas recebeu no final da tarde dessa segunda-feira (29), representantes de diversas outras comarcas da região sul, além dos Diretores do Tribunal de Justiça do RS e autoridades locais, para a cerimônia de entrega do prêmio “Selo Mérito Justiça Gaúcha”.
O prêmio “Selo Mérito Justiça Gaúcha” tem por objetivo certificar o mérito pelo cumprimento das metas 1 e 2, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, devendo as unidades terem julgado a maior quantidade de processos do que os distribuídos, assim como haver julgado pelo menos 80% dos processos mais antigos identificados na comarca, seguindo os parâmetros dos números de 2016.
A Juíza Pretora, Dra. Maria Helena Ribeiro da Silveira, recebeu o prêmio pelo Juizado Especial Cível (JEC) de Pelotas. |
O Juiz de Direito, Dr. Luis Antônio Saud Teles, recebeu o prêmio acompanhado dos servidores e estagiários da 6ª Vara Cível especializada em Fazenda Pública. |
Posam para foto o Magistrado, Dr. Luis Antônio Saud Teles, e as servidoras e estagiárias da 6ª Vara Cível especializada em Fazenda Pública. |
Nessa edição do prêmio, Pelotas recebeu destaque com duas de suas unidades: a 6ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública e o Juizado Especial Cível (JEC). O Juiz de Direito, Dr. Luis Antônio Saud Teles, representou em discurso as unidades destacadas, e agradeceu o empenho de seus servidores e estagiários que “possuem papel fundamental nessa conquista”, disse, observando que “para o bem do trabalho desenvolvido pelo judiciário, é necessário que os magistrados saibam motivar seus servidores e, que, os próprios servidores sintam-se motivados e correspondam a esse incentivo, para que obtenham-se resultados positivos como o dessa distinção”, finalizou.
Após a cerimônia de entrega das premiações, algumas autoridades presentes fizeram uso da palavra, comentando a importância no trabalho desenvolvido pelas unidades jurisdicionais, além da parceria firmada entre judiciário e poder público, que tem rendido números positivos para o andamento processual e o atendimento a comunidade.
A Corregedora-Geral, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, falou aos presentes da emoção em visitar sua cidade natal, Pelotas, principalmente por se tratar do último evento integrando a diretoria do TJRS. Falou ainda sobre os fundamentos que levaram à criação do prêmio. “O selo trata de metas importantes, que revelam uma jurisdição de qualidade. Destacam a boa gestão da unidade judiciária, com foco, firmeza e determinação. Tudo isso faz o judiciário gaúcho ser destaque”, declarou.
O Presidente do TJRS, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, ressaltou a relevância das Varas que receberam a distinção. “Hoje, todo o trabalho é um trabalho de gestão. Hoje, quem não gerir o gabinete e motivar o cartório, não será um bom Juiz. O trabalho de equipe desses grupos é que gerou esse resultado que todos vocês merecem”, destacou o Desembargador.
Unidades jurisdicionais de Pelotas, Rio Grande, Pinheiro Machado e São Lourenço do Sul receberam destaque por suas atuações. |
Presenças
Participando da cerimônia, a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, destacou a parceria que tem sido firmada entre Poder Público e Judiciário, que tem gerado resultados muito positivos, principalmente para a prevenção e o combate a violência. Comentou ainda da forte atuação do Foro de Pelotas junto ao projeto “Pacto Pelotas pela Paz”, prestando apoio a diversos eixos de atuação.
Também presentes estavam o Diretor do Foro de Pelotas em substituição, Dr. Paulo Ivan Alves Medeiros, a Presidente da OAB subseção Pelotas, Dra. Paula Grill, a Juiza Assessora da Presidência do TJRS, Dra. Eliane Garcia Nogueira, a Defensora Pública, Dra. Gabriela Rodrigues, a Delegada da Delegacia da Mulher, Dra. Maria Angélica Gentilini da Silva, além do Juiz de Direito representante da AJURIS, Dr. Mauro Peil Martins. Além destes, representantes das comarcas de Rio Grande, Pinheiro Machado e São Lourenço do Sul também participaram da cerimônia.
Unidades Jurisdicionais Premiadas
* 6ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública da Comarca de Pelotas
* Vara do JEC da Comarca de Pelotas
* Vara Judicial da Comarca de Pinheiro Machado
* 2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Grande
* 3ª Vara Cível da Comarca de Rio Grande
* Vara do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Rio Grande
* 2ª Vara Judicial da Comarca de São Lourenço do Sul
* Texto: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)