Foto: Micael Carvalho |
Na manhã de hoje (27), a Corregedora-Geral de Justiça, Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak e os Juízes-Corregedores, Dr. Luís Antônio de Abreu Johnson e Dra. Genenci Ribeiro de Campos, estiveram visitando as instalações da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Pelotas (APAC).
Também estiveram presentes no encontro o Juiz de Direito Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, e o Juiz da Vara Regional de Execuções Criminais da Comarca de Pelotas, Dr. Afonço Bierhals.
Foto: Micael Carvalho |
Durante a ocasião foram apresentados os avanços da APAC Pelotas, como: as ampliações do espaço em área construída, os trabalhos culturais desenvolvidos na associação e até mesmo o desempenho dos reeducandos na música, oficina que é ministrada nas dependências da sede.
A Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak parabenizou o trabalho desenvolvido pela associação. "Eu me emociono quando vejo isso. Quando comecei minha carreira tive minha atuação na execução penal, então já tive a felicidade de ver muitos reeducandos se inserindo novamente na sociedade quando se dá oportunidade, e aqui tem oportunidade. Oportunidade de estudo, oportunidade de trabalho e realmente uma perspectiva de mudança. Tenho certeza que vocês terão um futuro muito diferente pela frente."
Alguns reeducandos fizeram falas durante o encontro:
"Quando eu cheguei aqui só tinha três, hoje a gente tá construindo junto uma coisa fora do normal. Eu quero agradecer por ter tido a oportunidade de sair do sistema comum, sem oportunidade de mudança. A iniciativa de mudança vem de nós mesmo, mas quando encontramos um espaço que nos oferece essa oportunidade o caminho se torna mais fácil."
"Quero agradecer por acreditarem em nós. Ainda estamos engatinhando, completando cerca de um ano de APAC. Hoje estamos entre 20, logo logo, estaremos em 200. O que precisamos hoje em dia é uma oportunidade pra mostrar que é possível sim a nossa recuperação."
Foto: Micael Carvalho |
Os membros da APAC Pelotas realizaram ainda uma entrega para os juízes de canecas e doces, os quais são produzidos artesanalmente pelos reeducandos na sede da associação.
Para o Diretor do Foro, Dr. Marcelo Malizia Cabral, destacou que esse é o pontapé inicial para uma ressocialização em massa. "Esse projeto transforma nossas vidas e transforma as vidas que estão aqui. Essa construção ainda trará muitas outras APAC's. Sou grato por ter testemunhado essa edificação que não para de crescer."
Nenhum comentário:
Postar um comentário