sexta-feira, 11 de agosto de 2017

FORO DA COMARCA DE PELOTAS ADERE AO "PACTO PELOTAS PELA PAZ”

             O Foro da Comarca de Pelotas aderiu formalmente ao Pacto Pelotas pela Paz em solenidade  na manhã dessa sexta-feira (11), no auditório do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul).

             Na ocasião, o Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, enalteceu o projeto liderado pela Prefeita Paula Mascarenhas, mas, mais do que isso, comentou da necessidade de a comunidade perceber que não será unicamente com as prisões que a segurança e a violência serão sanadas. Disse “é necessário que os empresários da cidade ofereçam oportunidades de estágio e de trabalho ao jovem em conflito com a lei, ao preso e ao egresso,  pois sem essa possibilidade eles vão procurar o crime, que está sempre de portas abertas esperando novos alunos”. 

Dr. Marcelo destacou a necessidade de políticas públicas que deem oportunidades
para que as pessoas de baixa renda não procurem o crime e a violência.

Falou também que é preciso que os empresários locais valorizem o indivíduo.



O Magistrado enalteceu o Pacto Pelotas pela Paz e firmou
parceria para que o Poder Judiciário seja parceiro do programa.

         Após as manifestações das autoridades presentes, a Prefeita Paula Mascarenhas falou sobre os ideais do pacto, que visa proteger desde as crianças vindas de uma gravidez precoce até os egressos do sistema prisional que necessitam de uma chance para recomeçar suas vidas longe do crime e da violência. Para falar sobre os altos índices de violência do município, e que está entre os principais focos da campanha, Paula entregou mudas de plantas para algumas pessoas da plateia, simbolizando o total de assassinatos até o momento em Pelotas.

A Prefeita Paula entregou mudas de plantas para simbolizar
os assassinatos cometidos em Pelotas neste ano.

       Posteriormente a solenidade de abertura, o Especialista em Segurança Pública, Marcos Rolim, apresentou a pesquisa realizada pelo Instituto IPO de Pelotas, que analisou os índices da cidade e falou sobre outros municípios que decidiram vencer a violência e conseguiram através de um trabalho sério e empenhado. Posteriormente, o Analista do projeto, Alberto Kopittke, apresentou o Pacto e suas etapas para o público presente, detalhando as diferentes frentes de atuação que terá em sua aplicação.

          A tarde o encontro seguiu com grupos de trabalho, a partir das 13 horas, para discutir as etapas do projeto como “Cada jovem conta”, “Escolas da paz”, “Redução da vitimização precoce” e o “Pacto de convivência”.

Redação: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário