terça-feira, 12 de dezembro de 2017

AÇÕES DE JUSTIÇA RESTAURATIVA SÃO DISCUTIDAS EM REUNIÃO DO CIP

Representantes de diversas instituições participaram do encontro.

O eixo prevenção do Pacto Pelotas pela Paz foi discutido na manhã dessa terça-feira (12), durante reunião na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Entre as ações discutidas estava a prevenção através das técnicas de círculos de construção da paz que estão sendo aplicados nas escolas e condomínios habitacionais de Pelotas, após parceria entre a Prefeitura e o Poder Judiciário para a formação de facilitadores em justiça restaurativa.

A Prefeita Paula Mascarenhas abriu o encontro falando sobre as iniciativas que estão em andamento no pacto, como as ações do projeto “Cada Jovem Conta” e o “Segunda Chance”, onde o primeiro atinge os jovens em idade escolar evitando que tenham contato com o mundo do crime e, o segundo que oferece oportunidades de profissionalização e emprego aos jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Para apresentar as ações desenvolvidas com o uso da metodologia da justiça restaurativa, o Mediador e Assessor de Juiz, Henrique Alam de Mello de Souza e Silva, e a Facilitadora, Jussara Cruz, foram convidados a falar sobre os círculos restaurativos desenvolvidos junto as escolas da cidade e aos condomínios habitacionais, através dos projetos “Educação para a paz” e “Bons Vizinhos”, respectivamente.

Após a explanação, a Prefeita Paula falou sobre o desejo de que seus secretários de governo tomem conhecimento da metodologia, logo ficou definida uma palestra sobre a justiça restaurativa durante a primeira reunião de secretariado do próximo ano, fazendo com que conheçam o funcionamento da metodologia e suas aplicações.

Estavam presentes na reunião representantes das Secretarias de Saúde, de Cultura, de Assistência Social e Cidadania, Conselho Tutelar, Poder Judiciário e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário