segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

FACILITADORES DE JUSTIÇA RESTAURATIVA DO PROJETO “BONS VIZINHOS” ATUARÃO NO RESIDENCIAL ARAGANO

Facilitadores atuarão inicialmente no Residencial Aragano.
Para acertar detalhes e definir os parâmetros de atuação do projeto Bons Vizinhos junto aos condomínios habitacionais de Pelotas, é que se reuniram na última sexta-feira (1º), Prefeitura de Pelotas, SENAC e facilitadores de justiça restaurativa que atuam no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Pelotas, acompanhados pelo Juiz de Direito e Diretor do Foro, Dr. Marcelo Malizia Cabral. O projeto Bons Vizinhos é uma das frentes de atuação do CEJUSC, do qual o Magistrado é coordenador.
O primeiro condomínio que receberá os facilitadores do projeto será o Residencial Aragano, que tem enfrentado diversos problemas, principalmente de relacionamento entre os moradores. Para esse condomínio será adotada a frequência de um encontro semanal, com duração de 2 horas, podendo essa frequência ser alterada ao longo do tempo para os demais residenciais.
Os próximos condomínios a serem atingidos pelo projeto Bons Vizinhos serão os residenciais: El Dourado, Jardins do Obelisco, Montevideo, Buenos Aires e Fragata, financiados pela Caixa Econômica Federal. Além destes, também receberão as equipes do CEJUSC o residencial Amazonas, Roraima, Acácia e Azaléia, que receberam financiamento do Banco do Brasil.  
No encontro, Dr. Marcelo Cabral destacou aos representantes da Prefeitura o quanto o Poder Judiciário tem se empenhado na sua atuação no Pacto Pelotas pela Paz, do qual o projeto Bons Vizinhos é uma das frentes de trabalho no que se refere à construção da paz social. "É em busca dessa paz que estão sendo direcionados todos os esforços do CEJUSC. Precisamos que as pessoas aprendam a se respeitar e resolver seus conflitos por meio do diálogo, sem uso da violência", completou o Magistrado.
No próximo sábado (9) será realizada a reunião inicial com a presença do Secretário de Habitação, Ubirajara Terra, além da apresentação do projeto aos presentes com o lançamento junto ao Residencial Aragano. O transporte dos facilitadores que atuarão e a segurança dos participantes serão responsabilidades da Prefeitura de Pelotas.
*Texto: Adriana Rabassa (Estagiária de Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário