Dr. Marcelo destacou a importância de os moradores participarem das tomadas de decisão, buscando melhorar o relacionamento e a convivência da comunidade. Foto: Maurício Martins |
Na tarde deste sábado (9), a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) realizou uma reunião com os moradores do Residencial Haragano para implantação do Projeto Bons Vizinhos. A ação busca a mediação e resolução de conflitos e, integra o Pacto Pelotas Pela Paz.
O diretor do Foro, Dr. Marcelo Malizia Cabral destacou a importância da participação dos moradores e o comprometimento da justiça no projeto, que busca uma melhor relação de convivência em comunidade.
“O papel da justiça é ajudar as pessoas a resolver problemas, auxiliando nos inúmeros tipos de conflitos. Nosso foco é evitar a violência através da mudança no convívio, estabelecendo uma relação de respeito e dialogo”, afirmou Malizia.
O vice-prefeito Idemar Barz, que representou a prefeita Paula Mascarenhas, enfatizou 0 objetivo principal do projeto que é melhorar a vida das pessoas que ali residem.
“Esse Projeto vai auxiliar estas 280 famílias do residencial, estabelecendo uma forma pacífica de tratar os problemas. Por meio de diálogo irá proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os moradores”, explicou Barz.
O titular da SHRF, Ubirajara Leal, explicou a importância da participação dos moradores nos encontros para melhorar a relação entre os vizinhos e possibilitar a capacitação das famílias nas diversas áreas, inclusive profissional.
Moradores do Residencial Haragano puderam tirar dúvidas sobre a atuação do projeto. Foto: Maurício Martins |
A partir da próxima segunda-feira equipes de trabalho social estarão semanalmente no residencial. Os moradores, junto a mediadores de conflito, participarão de rodas de conversa buscando discutir formas de solucionar problemas dentro da área comum do condomínio. Cursos técnicos e profissionalizantes já estão sendo desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que também atenderá com um plantão social no condomínio toda sexta-feira das 14h às 18h.
Palestras e oficinas também integrarão os trabalhos, inicialmente abrangendo três ênfases: o trabalho com idoso, mãe e filhos e com adolescentes. Profissionais da saúde também participarão dos encontros esclarecendo duvidas e auxiliando os moradores.
O projeto é desenvolvido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em parceria com o Senac e custeado SHRF para a realização em condomínios ou bairros.
Em Pelotas, o projeto começou em 2013 e foi utilizado em diversas escolas do município e no Residencial Buenos Aires. Em breve, outros condomínios do Programa Minha Casa Minha Vida receberão as atividades. O recurso da Secretaria também será utilizado para promover a capacitação de formadores em diversas áreas.
* Texto disponível em http://www.pelotas.com.br/noticia/trabalho-tecnico-social-e-retomado-no-haragano
Nenhum comentário:
Postar um comentário