Na última quinta-feira (29) foi organizada mais uma edição do Curso Preparatório para Adoção no Foro de Pelotas. Os futuros pais e mães que participam da habilitação à adoção, puderam receber orientações e esclarecimentos sobre o processo. O curso foi realizado no Salão do Júri, no 3º andar do Foro, proposto pela Equipe Técnica da Comarca pelotense.
Por meio de palestras e conversas a organização pôde instruir as famílias a compreender a adoção como um processo de amadurecimento e os levar a pensar qual é a motivação e se de fato desejam serem pais e mães. O curso faz parte do processo legal de adoção, sendo uma etapa obrigatória.
O evento foi organizado pela Equipe técnica do Foro de Pelotas | Foto: Jefferson Perleberg |
|
Vídeo com as crianças que aguardam à adoção. | Foto: Jefferson Perleberg |
Outra preocupação da Equipe Técnica é o perfil delineado pelas famílias para as crianças, fato que dificulta muitas vezes o processo de adoção de determinadas crianças. Esse perfil limita etnia, idade e estado de saúde dos que serão adotados impossibilitando que outras crianças que se não se encaixam nesses perfis sejam adotadas.
Durante o curso também foi exibido um vídeo de divulgação das crianças que estão nos abrigos de Pelotas. Um momento de emoção, já que os relatos registrados na produção são dos sonhos e desejos das crianças, que em sua maioria pediram uma família que os adote e os ame.
Para o ingresso do pedido de habilitação à adoção no município são necessários os seguintes documentos, previstos no art. 197-A do ECA: cópias autenticadas de certidão de nascimento ou casamento, ou declaração relativa ao período de união estável; cópias da cédula de identidade e inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas; comprovante de renda e domicílio; atestados de sanidade física e mental; certidão de antecedentes criminais; e certidão negativa de distribuição cível. Documentos que devem ser entregues à Equipe Técnica do Foro da Comarca de Pelotas.
Texto e Imagens: Jefferson Perleberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário