A temática da Semana da Consciência Negra 2019 é “#Resista! Injúria racial é crime!”, promovida por meio de atividades que reafirmam a identidade de um dos povos formadores de Pelotas. O evento de abertura da semana foi realizado no Paço Municipal da Prefeitura de Pelotas, durante a tarde desta quarta-feira (13), com a presença de autoridades municipais, lideranças do movimento negro e comunidade em geral. Representando o Poder Judiciário, o Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral também participou da cerimônia.
A Semana é realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura, com o Conselho da Comunidade Negra e OAB, subseção Pelotas. O evento foi realizada em um espaço que também recebia uma exposição de Trabalhos Escolares sobre a Cultura Afroindígena e a Feira de Culturas.
Uma apresentação cultural também marcou a abertura da Semana. Através de dança, teatro, música e teatro os jovens Naiane Ribeiro e Gabriel Maino Schild se manifestaram para questionar o papel do negro e sua identidade.
O Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral destacou em sua fala a importância do debate e da resistência contra a opressão, preconceito e discriminação. "O respeito ao negro, a resistência que nos emocionou durante a apresentação aqui esta noite, não deve ser praticada só pelos negros, mas por todos, é uma luta também do Poder Judiciário" – afirmou o Magistrado.
As programações continuam ao longo da semana, às 10h desta sexta-feira (15), tem Capoeira Angola/Afoxé/Samba de Roda no pátio 4 do Mercado Central. No sábado (16), tem Feira afro na rua Lobo da Costa (entre Félix da Cunha e Gonçalves Chaves), das 10h às 17h; e apresentação do Grupo Fuzuê, das 19h às 21h, no Largo Edmar Fetter. No domingo tem show de bandas carnavalescas na Associação Rural, a partir das 16h. Mais informações no site da Prefeitura de Pelotas.
Texto: Jefferson Perlerberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário