Policias militares reuniram-se no Salão do Juri. |
A palestra realizada por agentes de segurança da BM e do Núcleo de Inteligência do Judiciário, possuía o intuito de apresentar aos policiais militares que atuam em Pelotas, sobre como a inteligência da Brigada Militar realiza suas ações, bem como informar aos presentes sobre a relação com o Poder Judiciário.
O evento teve início com fala do Diretor do Foro e Juiz da vara regional de execução criminal da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, que foi muito elogiado pelos seus esforços em parceria da polícia militar para combater a criminalidade, em especial o crime organizado.
"Nós estamos juntos na missão de combate ao crime, a justiça também quer que os criminosos sejam punidos e que o crime seja combatido”, ressaltou o Juiz.
O Diretor do Foro ainda afirmou estar à disposição de realizar um dialogo sobre a relação do poder judiciário e da policia militar, comentando ainda que o primeiro atendimento de uma ocorrência é realizada pelos policiais, e o que é anotado, apreendido e o que dizem perante o Juiz, são elementos fundamentais para o julgamento de uma pessoa acusada de um crime. Dessa maneira, Malizia salienta a importância da relação entre ambas as Instituições para benefício da população.
O que é o 5º Batalhão de Choque de Pelotas?
O governador Eduardo Leite inaugurou oficialmente em outubro deste ano o 5º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar, em Pelotas. Foi o primeiro dos dois novos batalhões criados a partir de um decreto assinado por Leite em julho. As novas unidades integram a estratégia do programa RS Seguro para o reforço do policiamento no Estado.
Com sede no centro da cidade, o 5º BPChq já está em atividade desde o final de setembro e conta com 120 policiais militares divididos em quatro pelotões para atender a região Sul.
A tropa foi montada com policiais experientes e também novos PMs do grupo de quase 2 mil formados no primeiro semestre. A nova unidade está equipada com 15 viaturas.
Os batalhões de choque atendem ocorrências especiais como motins em presídios, reintegração de posse em áreas urbanas e rurais, atuam garantindo a ordem em manifestações e eventos com grandes multidões. Também são força reserva à disposição de todo o Estado.
Além da unidade de Pelotas, comandada pelo major Rogério de Vasconcellos, o RS conta com a atuação do 1º BPChq de Porto Alegre, o 2º BPChq de Santa Maria e o 3º BPChq de Passo Fundo.
Fonte: https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/5-batalhao-de-policia-de-choque-e-inaugurado-em-pelotas
Texto: Pablo Gimenes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário